Quais são os melhores bancos do Brasil? Veja top 10!

3 min de leitura
Imagem de: Quais são os melhores bancos do Brasil? Veja top 10!
Imagem: Shutterstock

Anualmente, a Forbes apresenta um ranking com os 15 melhores bancos digitais e instituições financeiras em atividade no Brasil. De acordo com o ranking, alguns dos aspectos que são levados em consideração para definir as respectivas posições das são: satisfação dos clientes, confiabilidade, digitalização, atendimento e assessoria financeira.

Abaixo, você pode conferir a lista completa e alguns detalhes sobre cada um dos bancos que a compõem o ranking da Forbes em 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Nubank

(Nubank/Reprodução)(Nubank/Reprodução)Fonte:  Nubank 

Nesta posição pelo quarto ano consecutivo, o Nubank foi fundado em 2013 pelos CEOs David Vélez e Cristina Junqueira, que dividem suas operações no Brasil e em outros territórios globais. A sede do banco digital está localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo. O “roxinho”, como também é chamado o cartão pessoal da instituição, se tornou bastante popular entre os consumidores com o passar dos anos, justamente por todos os seus benefícios digitais.

2. Banco Inter

(Banco Inter/Reprodução)(Banco Inter/Reprodução)Fonte:  Banco Inter 

Na sequência, um outro banco digital que mantém sua posição no ranking com relação ao ano anterior. O Inter foi fundado em 1994, quando era chamado de Banco Intermedium. João Vitor Menin é o seu atual presidente, atuando na sede de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

3. C6 Bank

(C6 Bank/Reprodução)(C6 Bank/Reprodução)Fonte:  C6 Bank 

Em terceiro lugar no ranking, há o C6 Bank, que foi fundado há quatro anos. Seu presidente, Marcelo Kalim, atua em São Paulo, com o slogan “É da sua vida”. Assim como os bancos digitais anteriores, a instituição não possui agências físicas e seu atendimento ocorre de forma totalmente online.

4. Sicredi

(Sicredi/Reprodução)(Sicredi/Reprodução)Fonte:  Sicredi 

Esse é o primeiro banco mais antigo da lista que aparece em uma posição alta. O Sicredi foi fundado em 1902 e tem sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seu CEO é João Tavares, que, ao que tudo indica, conseguiu trabalhar em melhorias no último ano para subir três posições no ranking da Forbes.

5. PagBank

(PagSeguro/Reprodução)(PagSeguro/Reprodução)Fonte:  PagSeguro 

O Top 5 se fecha com o PagBank, que atua diretamente com a carteira digital do PagSeguro, ambos pertencentes ao grupo UOL. A fundação ocorreu em 2006, também sendo sediado na capital paulista. Em 2021, a instituição estava uma posição à frente e, portanto, caiu no ranking atual.

6. Neon

(Neon/Reprodução)(Neon/Reprodução)Fonte:  Neon 

Outro banco que também caiu uma posição foi o Neon. Fundado em 2016, seu presidente atual é Pedro Conrade, que atua na sede em São Paulo, embora tenha nascido anteriormente em Belo Horizonte (MG). Os cartões da fintech são emitidos com a bandeira Visa em parceria direta com o Banco Votorantim — que não faz parte deste ranking.

7. Next

(Next/Reprodução)(Next/Reprodução)Fonte:  Next 

Trazendo o slogan: "O banco digital que faz acontecer", o Next foi fundado em 2017 como um complemento ao Bradesco, que também estava disposto a entrar no mercado de fintechs. Com sede em São Paulo, seu CEO é Renato Ejnisman. A instituição aparecia na sexta posição do ranking em 2021.

8. Itaú

(Reuters/Pilar Olivares/Reprodução)(Reuters/Pilar Olivares/Reprodução)Fonte:  Reuters/Pilar Olivares 

Mantendo a posição de 2021, o Itaú foi fundado de forma oficial em 2008, a partir de uma fusão com o Unibanco. Atualmente, seu presidente é Milton Maluhy Filho, que atua na cidade de São Paulo. Também segundo a Forbes, o banco em questão é o maior do Brasil.

9. Banco BMG

(BGM/Reprodução)(BGM/Reprodução)Fonte:  BGM 

O BGM também manteve sua posição com relação ao ranking passado. Fundado em 1930 pelo médico e empresário Antônio Mourão Guimarães, sua presidência é administrada por Ana Karina Bortoni Dias. A sede está localizada em São Paulo.

10. Santander

(Wikipédia/Junius/Reprodução)(Wikipédia/Junius/Reprodução)Fonte:  Wikipédia/Junius 

Em 2021, o Santander aparecia na 11ª posição. Dessa maneira, o banco conseguiu subir no ranking. Sua sede oficial está localizada na Espanha e, desse modo, seus CEOs são José Antonio Álvarez Álvarez, na esfera mundial, e Mario Opice Leão, que atua no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.