Imagem de: Regulamentação de drones pela ANAC vai ter consulta pública

Regulamentação de drones pela ANAC vai ter consulta pública

1 min de leitura
Avatar do autor

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) vai colocar o projeto de regulamentação de Aeronaves Remotamente Pilotadas, as RPAS — ou popularmente conhecidas como drones —, para consulta pública. 

A informação foi entregue durante o DRONEShow Latin America, que acontece até amanhã em São Paulo. No processo de regulamentação das RPAS, outros órgãos também estão envolvidos, como a Casa Civil, o Ministério da Defesa e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Poucas informações sobre a regulamentação foram entregues. Porém, a ANAC adiantou que deve definir a exploração comercial de atividades com drones em todo o território brasileiro. Além disso, vai ser pedido o registro da RPAS na ANAC e expedição de autorização de voo para cada atividade realizada.

E sobre habilitação? A ANAC comentou que a necessidade de uma habilitação para pilotar drones provavelmente não vai ser necessária. Contudo, pode existir uma carta específica que autorize o voo em áreas risco. Ou seja, vai ser preciso "tirar carta" para usar a máquina em aeroportos e rotas aéreas.

Você acha que os drones devem ser regulamentados? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Regulamentação de drones pela ANAC vai ter consulta pública