OpenAI desmente lançamento de buscador com IA, mas prepara surpresa 'mágica'

2 min de leitura
Imagem de: OpenAI desmente lançamento de buscador com IA, mas prepara surpresa 'mágica'
Imagem: Getty Images/Reprodução

A OpenAI, criadora do ChatGPT, supostamente iria anunciar na segunda-feira (13) um novo buscador baseado em inteligência artificial (IA). O lançamento já vinha sendo cogitado em ocasiões anteriores, mas fontes consultadas pela agência Reuters garantem que a nova data é certa. Além do rumor, a companhia confirmou hoje que realizará um evento na data com foco no ChatGPT e trará novidades sobre o GPT-4.

O lançamento de um novo buscador da OpenAI com IA promete, entre outros, ameaçar o reinado do Google no setor. Anteriormente, Bloomberg e The Information já haviam relatado que a empresa vinha trabalhando em um projeto do tipo.

Também nesta semana, uma fonte revelou que o domínio a ser utilizado pela empresa para o seu novo buscador seria o "search.chatgpt.com". No entanto, a data sugerida inicialmente seria na última quinta-feira (9), que não teve nenhum anúncio do tipo por parte da companhia.

Sam Altman, OpenAISam Altman, CEO da OpenAI, pode revelar novo buscador com IA na próxima segunda-feira (13).

A nova data sugerida pela agência também traz uma certa curiosidade: se verdadeira, o anúncio de um buscador da OpenAI acontecerá apenas um dia antes do Google I/O, evento anual do Google para desenvolvedores. Na ocasião, a companhia deve revelar novidades do Android 15 e também de IA, provavelmente incluindo a Busca.

Buscador do ChatGPT vai desbancar o Google?

Atualmente, o principal produto da OpenAI é o ChatGPT. O serviço, alimentado pelo grande modelo de linguagem (LLM) GPT, pode realizar buscas na internet em tempo real para oferecer respostas aos usuários. Ainda não está claro, porém, como o suposto buscador poderá se diferenciar em termos de usabilidade e disponibilidade.

Em fevereiro deste ano, a OpenAI realizou o lançamento da Sora, uma IA capaz de criar vídeos com base em comandos de texto. Apesar da baixa disponibilidade no momento, a ferramenta pode ser liberada para mais usuários ainda neste ano.

Com a chegada de um buscador próprio, a empresa pode ampliar seu leque de opções no setor. O Google também já está ciente da ameaça iminente e tem alertado seus funcionários, além de fazer movimentos para se atualizar. Prova disso é a adição do Gemini à Busca com ampla disponibilidade.

Por outro lado, a OpenAI não é a única a apostar em um buscador alimentado por IA. A startup Perplexity, que foi fundada por um ex-pesquisador da empresa, tem ganhado força e mostra um pouco como o futuro das buscas na internet pode se moldar daqui pra frente.

OpenAI vai anunciar mesmo um novo buscador?

Apesar do rumor revelado pela Reuters, o próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, veio a público desmentir a informação. A empresa vai mesmo realizar um evento na próxima segunda-feira, mas ele não terá nenhuma relação com a informação divulgada.

De acordo com ele, o evento não trará o "GPT-5" tampouco um novo mecanismo de buscas. No entanto, ele afirma que empresa tem "trabalhado arduamente em algumas coisas novas que as pessoas vão adorar", e que para ele "parece mágica".

*Esta matéria foi atualizada em 10/05/2024, às 16:17, com informações de Sam Altman, CEO da OpenAI, desmentindo o lançamento de um novo buscador para competir com o Google.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.