Fruto do tédio de programador, lista contém os piores apps para o Android

1 min de leitura
Imagem de: Fruto do tédio de programador, lista contém os piores apps para o Android

Um programador entediado é capaz de muitas coisas e uma delas é uma lista com os piores aplicativos disponíveis para o Android hoje no Google Play. Foi o que um usuário do Reddit resolveu fazer: ele criou a Android Blacklist, para registrar todos os aplicativos que, mesmo indiretamente, são maliciosos.

“Sabemos que a Play Store é como o Velho Oeste das lojas online e muitos aplicativos são terríveis, mas não existe um repositório para apps ruins”, explicou o usuário. “Com isso em mente eu pensei em criar um site que lista esses apps”.

O site conta com aplicativos como o Truecaller, que promete identificar números desconhecidos e bloquear chamadas “spam”, mas, uma vez instalado, o app sobe toda a sua lista de contatos para um servidor – é assim que ele consegue identificar os números. Há suspeitas de que as informações do usuário são vendidas.

Um dos aplicativos já listados na "lista negra do Android"

A ideia do criador da Android Blacklist é criar um diretório com os aplicativos mais populares que, de alguma forma, violam a privacidade dos usuários.

A lista ainda está em desenvolvimento, mas existe um documento colaborativo que mostra quais serão os próximos apps a serem inseridos. Os usuários também podem dar sugestões, bastando seguir as orientações sobre quais aspectos configuram uma violação de privacidade e de confiança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.