Pshhhhhh (Fonte da imagem: Petlittle)

Embora não se saiba exatamente o motivo, os cães e outros animais são sim capazes de sonhar. Na realidade, eles passam pelos mesmos estágios de sono do que um ser humano, só que mais rapidamente. É o que Stanley Coren, psicólogo da Universidade de British Columbia, afirma no seu livro “The Intelligence of Dogs” (“A inteligência dos Cães”).

Os sonhos, quando dormimos, acontecem ao alcançarmos um estágio conhecido como REM ou “Rapid Eye Movement” ("movimento rápido dos olhos"). Nesse momento, há um crescimento da atividade cerebral, que, em um adulto, dura entre 10 e 20% do tempo total do sono. Nos cães, acontece o mesmo, porém em ciclos muito mais rápidos e mais repetitivos. Na realidade, esse processo acontece com todos os mamíferos e alguns pássaros.

O objetivo dos sonhos ainda é um mistério para os cientistas até hoje, sendo que a teoria de que os sonhos simulam regiões do cérebro associadas com memórias é a mais aceita. Portanto, a próxima vez que você ver seu cão dormindo e movendo a pata, saiba que ele está sonhando. Melhor não incomodar.

Cupons de desconto TecMundo: