É possível carregar a bateria do celular com energia dos trilhos de trem?

1 min de leitura
Imagem de: É possível carregar a bateria do celular com energia dos trilhos de trem?

Repetindo a pergunta que foi usada como título para esta matéria: “É possível carregar a bateria do celular com energia dos trilhos de trem?”. Engana-se quem acha que não! Como é sabido, as linhas de trem são equipadas com emissores de sinal elétrico e isso pode ser usado para diversos fins — inclusive para ativar os sinais sonoros que alertam aos motoristas sobre a chegada de um trem. O que poucos sabem é que há como aproveitar essa energia para fazer com que um celular seja carregado.

É claro que isso não significa que é seguro você ir até o trilho mais perto da sua casa para isso. Isso é inseguro tanto pelo fato de que o impacto com uma locomotiva é algo que ninguém gostaria de sentir quanto pelo perigo que isso representa para a saúde do seu aparelho — uma vez que a corrente é bem instável e pode causar danos ao celular.

No vídeo que está no topo desta matéria, você pode conferir mais detalhes sobre isso. Um canal russo montou uma estrutura de captação de eletricidade dos dois lados dos trilhos, criando uma corrente capaz de reproduzir sons, acender lâmpadas e carregar a bateria de um celular antigo da Nokia. Vale dizer que os donos do canal afirmam que tinham supervisão de técnicos da ferrovia para a elaboração do material.

Vale dizer também que eles utilizaram um retificador para evitar que a tensão elevada fizesse com que o pequeno celular fosse completamente frito pela eletricidade. Uma ótima curiosidade sobre a energia elétrica e sobre as ferrovias, mas não repita isso na sua casa.

Você carregaria o seu celular em um trilho de trem? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.