Celular

17.087 notícias  publicadas

História do aparelho celular

O primeiro celular foi criado em 1973 pelo engenheiro eletrotécnico Martin Cooper. No entanto, o aparelho de telefonia móvel só foi lançado oficialmente para uso do público no ano de 1983. 

Essa linha inicial de dispositivos pertencia à empresa Motorola e recebeu o nome de DynaTAC 8000x. Porém, os dispositivos não eram fáceis de transportar como os da atualidade. Nessa época, o celular pesava em média 1 kg e tinha aproximadamente 30 centímetros de altura. 

Além disso, os preços para adquirir os aparelhos eram muito altos, já que se tratava de uma novidade no mercado. Assim, era considerado um artigo de luxo, apenas pessoas com maior poder aquisitivo conseguiam comprar o objeto. 

A segunda geração

A partir da década de 90, o celular começou a ganhar novas funcionalidades além da possibilidade de efetuar ligações. Em 1992, o engenheiro Neil PapWorth que, na época, trabalhava na Vodafone, uma operadora de telefonia do Reino Unido, enviou o primeiro sms (mensagem de texto) a partir de um aparelho móvel. 

No ano de 1996, a Motorola lançou o primeiro celular dobrável, o modelo StarTac, que teve o designer inspirado nos comunicadores da série de televisão Star Trek. 

Também, foi em meados de 1990, que o sul-africano Ralph Simon teve a ideia de personalizar o toque das chamadas, utilizando músicas famosas. Com isso, surgiram os ringtones, que se popularizaram a partir do novo milênio. 

A terceira geração

Nos anos 2000, o celular sofreu grandes avanços, por exemplo, as telas ficaram coloridas, exibindo para o usuário 256 cores diferentes. Além disso, nesse período, o dispositivo começou a ofertar jogos, a iniciativa agradou ao público, e muitas pessoas tiveram a oportunidade de se divertir com o famoso “jogo da cobrinha”. 

Em 2001, os celulares começaram a usar a tecnologia bluetooth e a possuir câmeras internas, permitindo que os usuários pudessem tirar fotos. Já no ano de 2002, o BlackBerry 5810 trouxe a novidade de envio de e-mails por meio do aparelho. Em 2007, a Apple lançou o primeiro iPhone, baseado no sistema iOS, que foi um antecessor dos smartphones modernos. 

Smartphone

A partir do ano de 2008 foi lançado o primeiro celular que usava o sistema operacional Android, o HTC Dream, combinando esse fator com o avanço da Inteligência Artificial (IA), os dispositivos móveis começaram a desempenhar inúmeras novas funções. Dentre as quais podemos destacar:

  • Maior capacidade de navegação na internet;

  • Uso de aplicativos baseados no Sistema Operacional;

  • Chamadas por vídeo;

  • Ampliação do Armazenamento Interno;

  • Integração inteligente com outros dispositivos;

  • Melhor resolução fotográfica;

  • Leitura biométrica. 

Além disso, é interessante destacar as principais marcas de celulares disponíveis no comércio brasileiro:

Principais operadoras de telefonia móvel no Brasil

Uma operadora de telefonia móvel é uma empresa responsável por fornecer serviços para uso por meio de um aparelho celular. Por exemplo, a oferta de um cartão SIM que identifica o usuário de uma linha de telefone, registrando um número de comunicação. No Brasil, as principais companhias de telefonia móvel são:

  • TIM;

  • Claro;

  • Oi;

  • Vivo.

Criação da Anatel

Em 1997 foi criado a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio  da Lei 9.472/1997, conhecida como “Lei Geral de Telecomunicações”. O objetivo desse órgão é fiscalizar o relacionamento entre as operadoras de telefonia e o consumidor, visando diminuir a ocorrência de conflitos. 

Chegada do 5G

Em novembro de 2021, ocorreu o primeiro leilão do 5G no Brasil. Com isso, a expectativa é que a partir de 2022, as operadoras ganhadoras disponibilizem essa tecnologia para o público. No entanto, é preciso ter um dispositivo que suporte o 5G.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE