Pesquisadores querem criar palmilhas inteligentes para carregar celulares

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores querem criar palmilhas inteligentes para carregar celulares

Em um futuro não tão distante, tudo o que você precisará fazer para recarregar seu celular enquanto estiver na rua é caminhar pelo maior tempo que conseguir. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, está trabalhando em um projeto de palmilha inteligente capaz de transformar a energia cinética dos nossos pés em energia elétrica para dispositivos móveis que carregamos conosco.

De acordo com Tom Krupenkin, um dos responsáveis pelo estudo, o simples ato de caminhar pode gerar até 10 watts de energia por cada pé – e isso acaba sendo desperdiçado na forma de calor. Os cientistas desenvolveram então um líquido condutor que interage com uma superfície revestida de nanofilme. Esse material é combinado com um dispositivo batizado de “bubbler”, que se resume a duas placas com o líquido no centro, para gerar corrente elétrica.

Durante os testes, os pesquisadores conseguiram com sucesso extrair os 10 watts por metro quadrado, mas acreditam que é possível gerar ainda mais eletricidade com aprimoramentos no dispositivo. No vídeo que abre esta notícia, você confere Krupenkin usando um protótipo da palmilha para manter uma lanterna acesa. A equipe ainda vai trabalhar por um bom tempo no projeto até que ele se torne comercialmente viável.

Você acredita que, no futuro, nossos tênis carregarão smartphones? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.