Pulitzer premia fotografias que foram destaque no mundo em 2019

1 min de leitura
Imagem de: Pulitzer premia fotografias que foram destaque no mundo em 2019

O Pulitzer é um dos prêmios mais importantes do mundo, quando o assunto é literatura, composição musical e jornalismo. Nesse último caso, são inclusos trabalhos fotográficos em duas categorias: “Breaking news” – “Notícias de última hora” – e “Feature Photography” – “Fotografia especial”.

Muitos registros históricos importantes receberam destaque ao longo das décadas de existência do Pulitzer, ilustrando posteriormente revistas, jornais e livros do mundo inteiro. Em sua edição de 2019, realizada agora em abril, a equipe de fotojornalistas da agência de notícias britânica Reuters venceu a primeira categoria.  

Destaque: imigrantes atravessam rio mexicano rumo aos EUA. Fonte: Reuters/divulgação/Pulitzer.

As imagens, no caso, retratam a caravana de imigrantes de países, como Honduras, Nicarágua e Guatemala rumo à fronteira dos Estados Unidos, em outubro de 2018. O conjunto de fotos foram descritas como “uma narrativa vívida e surpreendente da urgência, desespero e tristeza.”

Na segunda categoria, venceu Lorenzo Tugnoli por suas contribuições ao jornal The Washington Post. Inicialmente, ele foi inscrito na categoria anterior, mas foi transferido pelo júri para a seção especial, que seleciona fotos jornalísticas exemplares coloridas ou em preto em branco.

Destaque: Amar Saleh, de dois anos. A criança do Iêmen tem desnutrição severa e vive em uma forte zona de conflito próxima à Arábia Saudita. Fonte: Lorenzo Tugnoli/divulgação/Pulitzer.

O fotógrafo tem atuado há anos em zonas de conflito no Oriente Médio e regiões próximas. Segundo o site do Pulitzer, ele  levou o prêmio por apresentar a trágica fome no Iêmen, “através de imagens em que beleza e compostura estão entrelaçadas com a devastação”. Os ganhadores de ambas as categorias receberam 15 mil dólares em dinheiro. 

A galeria completa das fotos vencedoras, nas duas categorias, podem ser visualizadas no site oficial do Pulitzer aqui e aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.