Final Stop: um curta-metragem gravado com “áudio binaural”; assista

1 min de leitura
Imagem de: Final Stop: um curta-metragem gravado com “áudio binaural”; assista

Áudio gravado de forma “binaural” não é exatamente uma novidade, mas há poucos vídeos ou mesmo músicas gravadas com esse tipo de som disponíveis para você consumir. Por conta disso, a SennHeiser resolveu fazer um curta-metragem no qual o áudio foi todo capturado com microfones binaurais.

Simula com exatidão a forma com os ouvidos humanos, em conjunto com o nosso cérebro, captam e interpretam o som

Com isso, você consegue ouvir um efeito de som 3D muito melhor do que proporcionado por qualquer sistema home theater ou mesmo conjunto de alto-falantes com vários canais. Isso acontece porque o áudio binaural simula com exatidão a forma com os ouvidos humanos, em conjunto com o nosso cérebro, captam e interpretam o som.

Microfones são posicionados nas duras horas de uma pessoa de verdade ou mesmo de um boneco qualquer. Assim, o áudio que chega a esses microfones conta com as mesas distorções que nosso ouvido captaria. E como nosso cérebro é naturalmente programado para interpretar essas distorções a fim de identificar com precisão de onde vem o som, a experiência com áudio binaural acaba sendo excelente.

Para aproveitar o filme a seguir da melhor forma possível, entretanto, você precisa usar fones de ouvido. O efeito binaural simplesmente não funciona em alto-falantes, mesmo que sejam estéreo. Não há necessidade, contudo, de que você tenha um fone avançado ou supercaro. Ele só precisa ter separação de áudio entre direita e esquerda e pronto.

O vídeo que você assistiu foi todo gravado com os microfones binaurais Ambeo Smart Headset da SennHeiser, os quais também funcionam como fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído. No exterior, eles custam cerca de US$ 300 (R$ 1,2 mil desconsiderando impostos), mas, no momento, só há uma versão com cabo Lightning, para smartphones da Apple. Uma versão com USB-C para Android deve ser lançada em 2019.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.