Bethesda abre processo acusando Westworld Mobile de plagiar Fallout Shelter

1 min de leitura
Imagem de: Bethesda abre processo acusando Westworld Mobile de plagiar Fallout Shelter

Desenvolvido em parceria entre a Bethesda Softworks e a Behaviour Interactive, o game gratuito para celular Fallout Shelter fez tanto sucesso que acabou ganhando versões para PC, Xbox OnePlayStation 4 e Nintendo Switch. Com toda a recepção positiva, a Behaviour foi convidada pela Warner Bros. para criar outro jogo mobile, desta vez baseado na série Westworld, da HBO.

Mas é possível que a gente esteja diante de mais um caso clássico de “pode copiar, só não faz igual”, pois a Bethesda está processando tanto a Behaviour como a Warner por considerar que Westworld Mobile é uma “cópia descarada” de Fallout Shelter.

A ação, que foi obtida pelo Polygon e publicada na íntegra, mostra várias imagens comparando pontos semelhantes nos dois jogos. A Bethesda indica que diversas animações, textos de tutorial, elementos de jogabilidade e direção de arte foram retirados diretamente de Fallout Shelter.

Captura de tela.Trecho do processo mostra as semelhanças entre as animações utilizadas nos dois jogos.

Mas a cópia pode ir além disso. O processo aponta ainda que um bug de Westworld Mobile é exatamente igual a um bug encontrado nas primeiras versões de Fallout Shelter, indicando que a Behaviour pode ter reaproveitado o código do jogo original sem a autorização da Bethesda e feito apenas mudanças estéticas para incluir os personagens e cenários da outra franquia.

“A Behaviour quebrou seu contrato com a Bethesda e utilizou seu acesso restrito à propriedade intelectual da Bethesda, incluindo código licenciado pela Bethesda, segredos comerciais e outros direitos, para diminuir seu tempo de desenvolvimento, reduzir custos e levar rapidamente o jogo para celular de Westworld ao mercado”, diz o estúdio na ação.

A Warner Bros. e a Behaviour Interactive não se pronunciaram sobre o caso.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.