Paisagem congelada há 14 milhões de anos é descoberta na Antártida

2 min de leitura
Imagem de: Paisagem congelada há 14 milhões de anos é descoberta na Antártida
Imagem: Jamieson, S. et al.

Uma extensa paisagem coberta pelo gelo da Antártida há pelo menos 14 milhões de anos foi descoberta recentemente, através de um estudo de dados de satélite e imagens de radar. A revelação desse cenário primitivo foi possível devido aos impactos do aquecimento global no chamado Manto de Gelo da Antártida Oriental (EAIS no acrônimo em inglês).

Os autores da pesquisa, liderados por geógrafos da Universidade de Durham, no Reino Unido, combinaram informações geoespaciais com técnicas de ecossondagem para mapear a área de 32 mil quilômetros quadrados de vales e cordilheiras antigas sob o EAIS.

De acordo com o primeiro autor do artigo, Stewart Jamieson, “A terra abaixo do manto de gelo da Antártida Oriental é menos conhecida do que a superfície de Marte”. E isso pode se constituir em um problema, diz o professor de geografia em um comunicado, "porque essa paisagem controla a forma como o gelo flui na Antártida e como ele poderá responder às alterações climáticas passadas, presentes e futuras", conclui.

Como é a área verde congelada na Antártida?

A região de 32 mil quilômetros quadrados está sob a camada de gelo da Antártida.A região de 32 mil quilômetros quadrados está sob a camada de gelo da Antártida.Fonte:  Jamieson, S. et al. 

A princípio, a equipe estava detalhando apenas uma pequena parte da área “para ver o que ela podia nos dizer acerca da evolução da paisagem e do manto de gelo’, segundo Jamieson. Mas o que acharam foi uma superfície terrestre primordial jamais erodida pela camada de gelo, mas sim criada por rios antes do surgimento do gelo.

Ao todo, foram identificados três blocos de terras altas moldadas pela ação de rios ao longo do tempo, divididos por vales profundos em forma de U. Os pesquisadores especulam que esses cursos d’água tenham “escavado” as encostas antes mesmo do surgimento dos primeiros glaciares, quando o supercontinente Gondwana ainda estava intacto.

Jamieson acredita que, "embora esta parte da camada de gelo possa ter recuado durante épocas mais quentes no passado", a área específica permaneceu intocada por todo esse tempo, dando pistas importantes sobre como a camada de gelo pode responder a um futuro e contínuo aquecimento global.

Podem existir outras paisagens sob o gelo da Antártida

Os pesquisadores continuarão a explorar a paisagem descoberta na Antártida.Os pesquisadores continuarão a explorar a paisagem descoberta na Antártida.Fonte:  Universidade de Durham 

Embora os vales dos rios e as terras altas descobertas estejam relativamente seguros a cerca de 350 quilômetros da borda do manto de gelo, essa situação pode mudar, alertam os pesquisadores, caso as temperaturas futuras subam entre 3º e 7ºC, como ocorreu na época da formação do EAIS.

Como essa paisagem antiga escondida, mas "à vista de todos", foi descoberta, os autores propões que possam existir "outras paisagens antigas semelhantes, ainda não descobertas, abaixo do EAIS”. O professor Jamieson garante que a equipe continuará a explorar o local para compreender "como a camada de gelo e a sua paisagem subjacente mudaram durante a sua longa história”.

Mantenha-se atualizado sobre as últimos estudos sobre o planeta Terra aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir também como plantações na Antártica ajudam astronautas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.