Geleiras mais antigas da Terra têm 2,9 bilhões de anos

Imagem de: Geleiras mais antigas da Terra têm 2,9 bilhões de anos
Imagem: Getty Images

De acordo com os atuais dados geológicos obtidos pela ciência, o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,54 bilhões de anos, mas cientistas explicam que ainda é muito complicado determinar a data exata. Em um novo estudo publicado na revista científica Geochemical Perspectives Letters, pesquisadores descrevem que encontraram sedimentos glaciais que sugerem geleiras datadas de 2,9 bilhões de anos.

Os pesquisadores descobriram depósitos de xisto betuminoso no nordeste da África do Sul, sugerindo que a região passou por uma idade do gelo há mais de dois bilhões de anos — o xisto é um tipo de rocha sedimentar rica em material orgânico. Eles também analisaram amostras retiradas de uma camada de rocha sedimentar conhecida como Supergrupo Pongola, que se formou entre 3,2 bilhões de anos e 2,8 bilhões de anos.

Segundo os cientistas, as rochas sedimentares foram coletadas em um antigo corpo rochoso, chamado Kaapvaal Craton, onde estão localizados os depósitos do Supergrupo Pongola. Estudos anteriores sugeriram sobre a possibilidade de a região ter passado por um 'período de idade do gelo'; agora, o novo artigo traz mais evidências que a região passou por glaciação há bilhões de anos.

Uma das teorias sugere que a África do Sul estava perto de um dos pólos há 2,9 bilhões de anos; ou seja, isso explicaria uma geleira tão antiga.Uma das teorias sugere que a África do Sul estava perto de um dos pólos há 2,9 bilhões de anos; ou seja, isso explicaria uma geleira tão antiga.Fonte:  Getty Images

“Encontramos depósitos glaciais extremamente bem preservados perto dos campos de ouro da África do Sul. Esta é uma das poucas áreas que permanecem razoavelmente intactas e inalteradas desde o início da Terra”, disse o coautor do estudo, Ilya Bindeman, e professor de geoquímica isotópica e vulcanologia da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

Geleira mais antiga da Terra?

A partir das amostras analisadas, os cientistas descobriram as moreias glaciais mais antigas já encontradas — as moreias são transportadas por uma geleira ou manto de gelo a medida que eles derretem. Após uma análise detalhada de amostras de isótopos das rochas, a equipe descobriu que elas correspondiam aos climas mais gelados; possivelmente, de uma geleira.

Os cientistas apontam que ainda é necessário coletar mais dados para confirmar a validade da informação. Por isso, eles também sugerem que os dados podem ser resultados de outros períodos da Terra que ainda não conhecemos, não exatamente de uma geleira.

"Outra possibilidade é que toda a Terra estava em um período de 'bola de neve', quando baixas concentrações atmosféricas de [os gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano] levaram a um 'efeito estufa reverso', fazendo com que grande parte do planeta congelasse. Se assim for, este seria o primeiro período de resfriamento global registrado”, disse o coautor do estudo, Axel Hofmann, e professor associado do Departamento de Geologia da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar matéria com os seus amigos.