A Nebulosa do Anel e mais cinco imagens incríveis da NASA em agosto

Imagem de: A Nebulosa do Anel e mais cinco imagens incríveis da NASA em agosto
Imagem: ESA/Hubble & NASA, A. Sarajedini, G. Piotto

Em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulga imagens incríveis do espaço todos os meses, seja por meio do Telescópio Espacial James Webb (JWST) e pelo Hubble. No último mês, as agências apresentaram algumas imagens impressionantes de diferentes regiões a milhões de anos-luz de distância da Terra.

Logo nos primeiros dias do mês de agosto a NASA nos apresentou, a belíssima imagem de um aglomerado de estrelas capturada pelo telescópio Hubble. A NGC 6652 está localizada na constelação de Sagitário, na Via Láctea a quase 30.000 anos-luz da Terra.

Um aglomerado galáctico na constelação de Sagitário.Um aglomerado galáctico na constelação de Sagitário.Fonte: ESA/Hubble & NASA, A. Sarajedini, G. Piotto

As melhores imagens da NASA em agosto

No mês de agosto, a NASA divulgou imagens espaciais de alta qualidade fotografadas pelos instrumentos dos telescópios Hubble e James Webb. Por isso, o TecMundo selecionou as cinco fotografias mais surpreendentes divulgadas durante o mês. Confira abaixo!

Galáxia Tranquila

Recentemente, a NASA divulgou uma imagem da Galáxia Tranquila na constelação de Peixes, capturada pelo Telescópio Espacial Hubble. Nomeada oficialmente de UGC 1229, o objeto cósmico está localizado a aproximadamente 192 milhões de anos-luz de distância da Terra. Os astrônomos explicam que a galáxia sofreu uma explosão, detectada em 2015, causando uma supernova — ou seja, talvez a galáxia não seja tão tranquila assim.

A Galáxia Tranquila apresenta uma 'barra' central brilhante e braços espirais.A Galáxia Tranquila apresenta uma 'barra' central brilhante e braços espirais.Fonte:  ESA/Hubble/NASA

“Duas equipes diferentes de astrônomos usaram a Wide Field Camera 3 do Hubble para observar UGC 12295 e vasculhar os destroços desta vasta explosão estelar. A primeira equipa examinou os detritos da supernova para compreender melhor a evolução da matéria no nosso Universo”, a NASA explica em comunicado.

Aglomerado cósmico Abell 3322

Em meados do meio do mês de agosto, a agência espacial norte-americana apresentou uma nova imagem do aglomerado cósmico Abell 3322, fotografada pelo telescópio Hubble. A galáxia 2MASX J05101744-4519179 pode ser visualizada no centro do aglomerado, localizado a cerca de 2,6 bilhões de anos-luz da Terra.

Os cientistas acreditam que o estudo de galáxias como Abell 3322 podem ajudar a evoluir a nossa compreensão sobre matéria escura e a evolução do universo.Os cientistas acreditam que o estudo de galáxias como Abell 3322 podem ajudar a evoluir a nossa compreensão sobre matéria escura e a evolução do universo.Fonte:  ESA/Hubble/NASA/H. Ebeling

“A observação de enxames de galáxias como Abell 3322 pode avançar a nossa compreensão da evolução e das interações da matéria escura e luminosa em enxames de galáxias, e também revela poderosos 'telescópios' gravitacionais que ampliam objetos distantes através de lentes gravitacionais. Conhecer a localização dessas lentes pode permitir observações futuras tanto com o Hubble quanto com o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA”, a agência explica.

Galáxia ESO 300-16

A galáxia ESO 300-16 também foi fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble, localizada na constelação de Eridanus, a aproximadamente 28,7 milhões de anos-luz de distância. Em uma publicação oficial, a NASA afirma que é possível visualizar outras galáxias e estrelas mais distantes no primeiro plano da imagem.

A observação de ESO 300-16  faz parte de um estudo para conhecer mais sobre as galáxias vizinhas da Via Láctea.A observação de ESO 300-16  faz parte de um estudo para conhecer mais sobre as galáxias vizinhas da Via Láctea.Fonte:  ESA/Hubble/NASA/R. Tully

“Esta observação faz parte de uma série que visa conhecer nossos vizinhos galácticos. O Hubble observou cerca de três quartos das galáxias conhecidas dentro de cerca de 10 megaparsecs – [um megaparsec] significa um milhão de parsecs – da Terra com detalhes suficientes para determinar as suas estrelas mais brilhantes e estabelecer distâncias a estas galáxias”, foi divulgado em comunicado.

Nebulosa do Anel

Durante o mês de agosto, a NASA também divulgou algumas imagens fotografadas pelo Telescópio Espacial James Webb. É o caso da imagem da Nebulosa do Anel, também conhecida como M57 ou NGC 6720, localizada na constelação de Lira, a aproximadamente 2300 anos-luz da Terra. As novas observações permitiram que os cientistas utilizassem os dados para mapear as camadas de gás ionizado e identificar as regiões mais densas.

Os cientistas descrevem que a nova imagem da Nebulosa do Anel mostra detalhes da estrutura do filamento interno do anel.Os cientistas descrevem que a nova imagem da Nebulosa do Anel mostra detalhes da estrutura do filamento interno do anel.Fonte:  ESA/Webb/NASA/CSA/M. Barlow /N. Cox /R. Wesson

“O Telescópio Espacial James Webb da NASA obteve imagens da Nebulosa do Anel, um dos exemplos mais conhecidos de nebulosa planetária. Muito parecido com a Nebulosa do Anel Sul, uma das primeiras imagens de Webb, a Nebulosa do Anel exibe estruturas intrincadas dos estágios finais de uma estrela moribunda”, é descrito em uma publicação da agência espacial norte-americana.

Galáxia do Redemoinho

Nos últimos dias de agosto, a Agência Espacial Europeia liberou uma nova imagem capturada pelo JWST, desta vez, mostrando detalhes incríveis da galáxia espiral M51, também conhecida como NGC 5194 ou Galáxia do Redemoinho. Os braços espirais deste redemoinho cósmico apresentam as misteriosas e surpreendetes estruturas da região, localizada na constelação de Canes Venatici, a cerca de 27 milhões de anos-luz de distância da Terra.

A imagem da Galáxia Redemoinho faz parte do projeto Feedback in Emerging extrAgalactic Star clusTers (FEAST).A imagem da Galáxia Redemoinho faz parte do projeto Feedback in Emerging extrAgalactic Star clusTers (FEAST).Fonte:  ESA/Webb/NASA/CSA/A. Adamo/FEAST

“Ao contrário do zoológico de galáxias espirais estranhas e maravilhosas com braços espirais irregulares ou interrompidos, as galáxias espirais de design grandioso ostentam braços espirais proeminentes e bem desenvolvidos como os mostrados nesta imagem. Este retrato galáctico é uma imagem composta que integra dados da Near-InfraRed Camera (NIRCam) de Webb e do inovador Mid-InfraRed Instrument (MIRI), metade dos quais foram contribuídos pela Europa”, a ESA explica.

Qual das imagens você mais gostou? Conta para a gente nas redes sociais e, se desejar, aproveite para descobrir sobre o cobiçado polo sul da Lua.