Rover Curiosity está se aproximando do 'triângulo das bermudas de Marte'

2 min de leitura
Imagem de: Rover Curiosity está se aproximando do 'triângulo das bermudas de Marte'
Imagem: Getty Images

O rover Curiosity foi lançando no espaço em 2011, visando pousar em Marte e estudar diferentes regiões do planeta. Recentemente, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) revelou que o rover está se aproximando do 'triângulo das bermudas de Marte'; e não é a primeira vez que o Curiosity tenta se aproximar da região.

A região de Gediz Vallis Ridge, no Monte Sharp, foi apelidada como o 'triângulo das bermudas de Marte' devido à dificuldade que o rover tem enfrentado para chegar ao local. A NASA descreve que o Curiosity já tentou entrar na região em diferentes ocasiões, mas foi impedido por alguns obstáculos no caminho.

O que é o real Triângulo das Bermudas?

O Triângulo das Bermudas é uma área no Oceano Atlântico que se tornou quase lendária, devido aos diversos acidentes e desaparecimentos misteriosos de navios e aviões na região. De qualquer forma, muitas pessoas tratam o tópico como uma teoria da conspiração.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a região possui um solo cheio de pedras, por isso, não conseguiu alcançar o local em três outras ocasiões. Felizmente, a NASA planeja realizar uma quarta tentativa de chegar ao 'triângulo das bermudas de Marte' e, inclusive, já está próxima de alcançar o sucesso.

A NASA acredita que, dessa vez, o rover Curiosity conseguirá acessar a região de Gediz Vallis Ridge, conhecida como o 'triângulo das bermudas de Marte'.A NASA acredita que, dessa vez, o rover Curiosity conseguirá acessar a região de Gediz Vallis Ridge, conhecida como o 'triângulo das bermudas de Marte'.Fonte:  Getty Images 

“A [região] Gediz Vallis Ridge tem sido um objetivo de longo prazo da missão do Rover Curiosity, e, por vezes, parecia ser um objetivo impossível. Nosso caminho até lá foi repetidamente desviado desde nossa primeira e difícil escalada no Greenhugh Pediment, em 2020. Nossa incursão sem saída pela ravina íngreme do Gediz Vallis, atravessando o pedimento, foi bloqueada pelas cristas potencialmente capazes de danificar as rodas do rover, conhecidas como ‘Gatorback’, em 2022”, a NASA explica em comunicado oficial.

Triângulo das bermudas de Marte

A NASA explica que o rover está muito próximo de Gediz Vallis Ridge, a apenas alguns metros de conseguir estender seu braço mecânico e entrar em contato com a superfície da região. O terreno rochoso continua sendo um problema para o rover, contudo, a agência acredita que, finalmente, o veículo chegará ao 'triângulo das bermudas de Marte'.

A imagem acima foi fotografada pelo rover Curiosity, em Marte, há alguns dias.A imagem acima foi fotografada pelo rover Curiosity, em Marte, há alguns dias.Fonte:  NASA/JPL-Caltech 

A região é conhecida por um aglomerado de rochas que ainda não foram observadas, por isso, o rover poderá estudar sobre os materiais naturais de Gediz Vallis Ridge.

“Com [este] plano, esperamos que o Curiosity seja capaz de finalmente realizar ciência de contato em um aglomerado diversificado de pedras GV Ridge, presumindo que nossa viagem seja bem-sucedida e não deixe nossas rodas empoleiradas em nenhuma das rochas abundantes nesta encosta íngreme”, a NASA conclui no comunicado.

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas descobertas sobre o Planeta Vermelho aqui no TecMundo e veja a erupção solar gigante que atingiu a Terra, a Lua e Marte de uma só vez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.