James Webb captura Saturno e completa lista de planetas gigantes do Sistema Solar; veja

3 min de leitura
Imagem de: James Webb captura Saturno e completa lista de planetas gigantes do Sistema Solar; veja
Imagem: GettyImages

Na última semana, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulgou as primeiras imagens de Saturno capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), porém, estavam em um formato 'cru' e em preto e branco. Há pouco, a agência espacial divulgou uma imagem editada e colorida do sexto planeta do nosso Sistema Solar.

Conforme a NASA explica em comunicado, a imagem foi capturada para o programa Webb Guaranteed Time Observation 1247, que coletou dados para testar e entender a capacidade do telescópio em detectar as luas que emitem sinais mais fracos ao redor do planeta. Inclusive, a foto mostra detalhes dos anéis de Saturno e de algumas luas presentes no sistema planetário.

Além de mostrar a beleza de Saturno e dos anéis formados por uma série de fragmentos rochosos e gelados, a imagem também apresenta detalhes das luas Dione, Encélado e Tétis. Há alguns meses, o Webb foi utilizado para observar uma enorme erupção de água em um gêiser de Encélado.

A imagem apresenta Saturno e três luas ao seu redor; as listras que dão a aparência clássica do planeta não foram detectadas pelos instrumentos do James Webb.A imagem apresenta Saturno e três luas ao seu redor; as listras que dão a aparência clássica do planeta não foram detectadas pelos instrumentos do James Webb.Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

Conforme os cientistas explicam, a imagem apresenta a atmosfera de Saturno com detalhes surpreendentes, pela primeira vez, detectada a partir do comprimento de onda de 3,23 mícrons.

As clássicas listras do planeta não foram captadas pelos equipamentos do James Webb, provavelmente, por conta de alguns comprimentos de onda de luz que não são detectados pelo telescópio.

James Webb e os planetas gigantes

Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em imagens capturadas pelo JWST.Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em imagens capturadas pelo JWST.Fonte:  (NASA, ESA, CSA, STScI) 

Com a imagem de Saturno, a lista de planetas gigantes do Sistema Solar que foram capturados pelo JWST está completa. Ou seja, o telescópio já capturou imagens de Júpiter, Urano, Netuno e, agora, Saturno.

Júpiter

A imagem apresente tempestades e nuvens na atmosfera de Júpiter, além de auroras raramente observadas no planeta.A imagem apresente tempestades e nuvens na atmosfera de Júpiter, além de auroras raramente observadas no planeta.Fonte:  NASA/ESA/CSA 

O primeiro planeta gigante a ser observado pelo Telescópio Espacial James Webb foi Júpiter, apresentando detalhes impressionantes e duas luas quase apagadas ao redor do planeta, conhecidas como Amalthea e Adrastea. A imagem foi capturada em agosto de 2022.

"Esta imagem resume a ciência do nosso programa do sistema de Júpiter, que estuda a dinâmica e a química do próprio Júpiter, seus anéis e seu sistema de satélites", disse o astrônomo do Observatório de Paris na França e co-lider das observações, Thierry Fouchet.

Netuno

Além de Netuno, a imagem capturada pelo telescópio apresenta 14 luas ao redor do planeta.Além de Netuno, a imagem capturada pelo telescópio apresenta 14 luas ao redor do planeta.Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

As observações de Netuno foram divulgadas pelo observatório James Webb em setembro de 2022 e, pela primeira vez em 30 anos, os cientistas puderam ter uma nova visão do planeta. As fotos mais comuns de Netuno foram tiradas pela sonda Voyager 2, em 1989.

"O Telescópio Espacial James Webb da NASA mostra suas capacidades mais perto de casa com sua primeira imagem de Netuno. O Webb não apenas capturou a visão mais clara dos anéis deste planeta distante em mais de 30 anos, mas suas câmeras revelam o gigante do gelo sob uma luz totalmente nova", a NASA descreve.

Urano

Urano é o quarto planeta mais massivo dos gigantes do Sistema Solar.Urano é o quarto planeta mais massivo dos gigantes do Sistema Solar.Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

O JWST divulgou a imagem de Urano em abril de 2023, apresentando 11 das 13 estruturas do sistema de anéis, bem como um brilho atmosférico na calota polar do planeta. Urano é o sétimo planeta do nosso Sistema Solar.

"Na borda da calota polar encontra-se uma nuvem brilhante, bem como algumas características estendidas mais fracas ao norte da borda da calota, e uma segunda nuvem muito brilhante é vista no lado esquerdo do planeta. Essas nuvens são típicas de Urano em comprimentos de onda infravermelhos e provavelmente estão conectadas à atividade de tempestades", é descrito em comunicado.

Saturno

A nova imagem de Saturno auxiliará os cientistas a conquistar um melhor entendimento sobre o sistema lunar ao redor do planeta.A nova imagem de Saturno auxiliará os cientistas a conquistar um melhor entendimento sobre o sistema lunar ao redor do planeta.Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

Além de mostrar a beleza de Saturno e dos anéis formados por uma série de fragmentos rochosos e gelados, a imagem também apresenta detalhes das luas Dione, Encélado e Tétis. Há alguns meses, o Webb foi utilizado para observar uma enorme erupção de água em um gêiser de Encélado.

"Essas observações do Webb são apenas uma dica do que esse observatório adicionará à história de Saturno nos próximos anos, à medida que a equipe científica se aprofunda nos dados para preparar resultados revisados por pares", foi divulgado em comunicado da NASA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.