Cientistas explicam por que o Meridiano de Greenwich não está onde deveria

Imagem de: Cientistas explicam por que o Meridiano de Greenwich não está onde deveria
Imagem: Getty Images

Como aprendemos no colégio, a ciência diz que o Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que cruza o norte e sul do planeta Terra, considerado o marco zero para as observações astronômicas. Contudo, há alguns anos, os cientistas descobriram que o Meridiano de Greenwich não está exatamente onde deveria estar; na realidade, ele é encontrado a aproximadamente 100 metros de distância do local original.

Um meridiano é uma linha que corta o planeta de norte a sul; o Meridiano de Greenwich foi escolhido como o principal meridiano da Terra em 1884. Na época, porta-vozes de 25 nações se reuniram para decidir o meridiano, quando Greenwich ganhou por 22 votos — o Brasil e a França se abstiveram da votação, apenas uma nação votou contra o acordo.

O meridiano de Greenwich, ou 'primeiro meridiano', é visitado anualmente por milhares de turistas de todo o mundo. A famosa linha imaginária que divide os hemisférios oriental e ocidental da Terra pode ser visitada no Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra. Contudo, o meridiano real está a aproximadamente 100 metros de distância do local descrito como o ‘original’.

O Meridiano de Greenwich não está onde deveria; o local real está a aproximadamente 100 metros de distância do local oficial.O Meridiano de Greenwich não está onde deveria; o local real está a aproximadamente 100 metros de distância do local oficial.Fonte: Getty Images

“Estamos sempre contando essa história, afirmando que, à medida que refinamos nossas medições e obtemos tecnologia melhor, é claro que essas coisas mudam, porque queremos ter os melhores dados possíveis. Acho que seria brilhante ter um marcador no parque, para atualizar a história da linha meridiana de Greenwich para o século XXI. No momento, a coisa mais próxima de um marcador é uma lata de lixo”, disse o astrônomo do Observatório Real de Greenwich, Marek Kukula.

Por que o Meridiano não está onde deveria?

Em um estudo publicado na revista científica Journal of Geodesy, uma equipe de cientistas afirma que o real Meridiano de Greenwich está a aproximadamente 102 metros para o leste do local escolhido originalmente. O motivo é muito mais simples do pode parecer: os cientistas explicam que os dispositivos de GPS atuais oferecem tecnologia mais avançada e cálculos mais exatos — mais especificamente, o primeiro meridiano está localizado próximo de uma lixeira, no parque Greenwich Park.

Em 1984, os cientistas utilizaram dados de um telescópio para confirmar a atual a localização do Meridiano de Greenwich, mas o estudo sugere que o telescópio não estava completamente ajustado. Após diversas atualizações de sistemas de GPS desde 1984, os pesquisadores perceberam que a região correta é um pouco mais distante do que pensavam.

“Com os avanços da tecnologia, a mudança no meridiano principal era inevitável. Talvez um novo marcador deva ser instalado no Parque de Greenwich para o novo meridiano principal”, disse o astrônomo da Universidade da Virgínia, nos EUA, e coautor do estudo, Ken Seidelmann.

Gostou do conteúdo? Então, fique atualizado nas últimas notícias sobre ciência aqui no TecMundo e, se deseja, saiba mais sobre como a gravidade curva a luz.