Buraco de gravidade do Oceano Índico é explicado em nova pesquisa

Imagem de: Buraco de gravidade do Oceano Índico é explicado em nova pesquisa
Imagem: International Centre for Global Earth Models/Wikimedia Commons

O chamado baixo geoide do Oceano Índico (IOGL), anomalia gravitacional responsável por uma menor elevação do nível mar em uma área de três milhões de quilômetros quadrados, tem sido estudada há anos por cientistas, que buscam a origem da anomalia. Recentemente, dois pesquisadores do Instituto Indiano de Ciências (IISc), em Bangalore na Índia, propuseram uma explicação para o mistério.

O IOGL é uma área específica do oceano centrada a cerca de 1.200quilômetros a sudoeste do extremo sul da Índia. Nesse local, a superfície do mar está relativamente mais baixa em relação à uma superfície de referência conhecida como geoide. Essa depressão é "uma consequência do déficit de massa dentro do manto da Terra e debaixo do Oceano Índico", explica o artigo publicado na Geophysical Research Letters.

O geoide é apenas um modelo matemático que representa a forma que os oceanos teriam idealmente, se não fossem impactados por influências externas, como correntes, ventos e variações de temperatura. No caso do Oceano Índico, o baixo geoide é uma característica geodésica (ligada ao estudo da forma, tamanho e campo gravitacional da Terra), que sugere uma atração gravitacional menor, quando comparada à média global,

Como se formou o baixo geoide do Oceano Índico?

Usando modelos globais de convecção do manto terrestre (transferência de calor provocada pela subida de materiais quentes para a superfície), os dois pesquisadores do IISc analisaram o movimento das placas tectônicas deslizando "sobre o manto quente e pegajoso da Terra durante os últimos 140 milhões de anos". Na época, a placa tectônica indiana estava se separando do supercontinente de Gondwana.

À medida que a gigantesca placa deslizava para o norte, o leito de um antigo oceano chamado Mar de Tethys afundou no manto terrestre e o Oceano Índico se abriu atrás dele. Após mais de uma dúzia de simulações desse modelo, os pesquisadores perceberam um ponto em comum: plumas de magma, colunas verticais de material rochoso parcialmente derretido flutuando abaixo do IOGL.

De acordo com o estudo, a primeira dessas plumas surgiu há cerca de 20 milhões de anos e 10 milhões depois que o Mar de Tethys "vazou". Assim que as plumas se espalhavam debaixo da litosfera e avançavam em direção à península indiana, o baixo geoide aumentava. Foram essas plumas, junto com a estrutura do manto terrestre no local, as responsáveis pela formação dessa anomalia negativa, concluem os pesquisadores.