Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

3 min de leitura
Imagem de: Qual é a diferença entre gripe e resfriado?
Imagem: Shutterstock

Estamos chegando na época mais elegante do ano. Aquele período de casacos e narizes escorrendo. Com a chegada do inverno, a ação dos vírus que provocam gripes se intensifica, e podemos experimentar alguns sintomas indesejados como dores de garganta, tosse, febre e nariz congestionado.

Mas existe uma outra infecção respiratória, com sintomas similares: o resfriado. Com sintomas semelhantes aos da gripe, os resfriados são provocados por vírus diferentes e têm uma duração e intensidade menores do que os sintomas da gripe.

Entenda quais são as diferenças, veja dicas de como se precaver e quando você deve procurar um médico.

O que é gripe?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus Influenza, que podem ser do tipo A, B ou C. Esses vírus afetam as vias aéreas superiores e inferiores, como nariz, laringe, faringe, e os pulmões.

Com incidência sazonal, as gripes apresentam sintomas intensos, com um pico que dura em média 3 dias. No entanto, a infecção pode se estender de 7 a 10 dias. Entre os sintomas podemos citar:

  • Febre de início súbito, acima de 38ºC;
  • Coriza;
  • Dores intensas no corpo e de cabeça;
  • Fadiga e cansaço;
  • Dores de garganta.

A gripe também pode apresentar algumas complicações caso não seja corretamente manejada. Pessoas idosas, crianças, gestantes ou pessoas com baixa imunidade, decorrente de problemas crônicos, devem fazer um acompanhamento do quadro gripal, para que não haja agravamento, como o desenvolvimento de pneumonias, asma, bronquite e demais problemas respiratórios.

Fique atento aos sinais de piora dos quadros respiratórios e visite um médico para que ele possa fazer um acompanhamento adequado.Fique atento aos sinais de piora dos quadros respiratórios e visite um médico para que ele possa fazer um acompanhamento adequado.Fonte:  Shutterstock 

O que é resfriado?

Os resfriados são causados por vírus do tipo rinovírus e parainfluenza, sendo esse último menos comum. Com sintomas mais amenos do que que a gripe, os resfriados têm seu pico até o segundo dia de infecção, que dura em média 4 dias.

Esse tipo de infecção respiratória apresenta sintomas mais brandos, e afeta apenas as vias aéreas superiores. Entre os sintomas mais comuns podemos citar:

  • Coriza;
  • Tosse;
  • Desconforto na garganta;
  • Dores leves de cabeça e no corpo;
  • Raramente gera febre, que tende a ser baixa.

Os resfriados não apresentam complicações mais severas, e podem ocorrer em qualquer época do ano.

Apesar do desconforto, os resfriados tem sintomas mais amenos que a gripe.Apesar do desconforto, os resfriados tem sintomas mais amenos que a gripe.Fonte:  Shutterstock 

Qual o tratamento para gripe e resfriado? Preciso ir ao médico?

As gripes e os resfriados tendem a ser combatidos por nosso próprio sistema imunológico, mas a visita ao médico é indicada para pessoas com baixa imunidade, problemas crônicos, ou caso os sintomas sejam persistentes e se agravem.

Para a melhora dos quadros de infecção respiratória, é indicado repouso, ingestão de bastante água, chás, caldos e demais ações que possam aumentar a imunidade.

Não existem medicações específicas para o combate aos vírus, apenas para amenização dos sintomas, como: antigripais, descongestionantes nasais e antitérmicos. De preferência consulte seu médico e evite automedicação.

É indicado a ingestão de bastante líquido e repouso para melhora dos sintomasÉ indicado a ingestão de bastante líquido e repouso para melhora dos sintomasFonte:  Shutterstock 

Como prevenir infecções respiratórias?

Como as infecções respiratórias são transmitidas pelo ar, e pelo contato com superfícies contaminadas, as melhores formas de se precaver contra gripes e resfriados, são:

  • Evite locais fechados e com aglomeração;
  • Utilize máscara;
  • Higienize constantemente as mãos, de preferência com água e sabão;
  • Tenha sempre álcool 70%, para assepsia das mãos, quando não for possível lavá-las;
  • Mantenha as janelas abertas para que o ambiente esteja sempre arejado;
  • Caso você precise tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenços descartáveis, ou com a parte interna do braço.
  • Mantenha a saúde em dia. Pratique atividades físicas e cuide de sua alimentação, essas ações irão melhorar sua imunidade.
  • Beba água!

Caso não tenha lenços descartáveis, utilize a parte interna no cotovelo.Caso não tenha lenços descartáveis, utilize a parte interna no cotovelo.Fonte:  Shutterstock 

Outra forma de prevenção muito eficaz é a vacinação. As vacinas contra a gripe têm um grande potencial de prevenção, conseguindo atingir uma marca de imunização entre 70% e 90%, contra os vírus Influenza.

Infelizmente a vacina não faz prevenção contra os resfriados, mas esses não têm potencial para agravos de saúde, se resolvendo em poucos dias, apenas com medidas como boa alimentação e ingestão de água.

Devemos lembrar também de outra infecção respiratória que tem sintomas bem semelhantes aos da gripe, a covid-19. Para essa infecção,  também temos campanhas de vacinação.

Fique atento às campanhas de imunização de sua cidade, e dirija-se a um posto para tomar sua dose. A vacinação ainda é a melhor maneira de combate as doenças respiratórias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.