Veja como cuidar da saúde durante o frio

2 min de leitura
Imagem de: Veja como cuidar da saúde durante o frio
Imagem: Shutterstock

A massa de ar polar em conjunto com a tempestade subtropical que atingiu a região sul do Brasil, alastrou frio intenso pelo país.

Algumas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, registraram neve e geadas ao longo desta semana. De acordo com o comunicado emitido pela Defesa Civil Nacional, as regiões sudeste, sul e sudoeste de Minas Gerais, assim como as regiões centro-oeste ainda têm alerta para geadas até o dia 23 de maio.

Devido à queda da temperatura, algumas pessoas estão mais suscetíveis a sofrer com agravos de saúde ou mesmo adoecimento, como crianças, idosos e populações vulneráveis. Por isso, alguns cuidados com devem ser mantidos para evitar problemas durante esse período de frio.

É muito importante manter os cuidados com a saúde durante os dias friosÉ muito importante manter os cuidados com a saúde durante os dias friosFonte:  Shutterstock 

A seguir algumas dicas de como manter sua saúde em dia:

Não deixe de tomar água

Sabemos que no frio temos a tendência a consumir bebidas mais quentes como cafés e chás. Mas é de suma importância que você mantenha o consumo de água.

É importante manter o corpo hidratado durante o frioÉ importante manter o corpo hidratado durante o frioFonte:  Shutterstock 

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O calor que você sente ao ingerir uma bebida alcoólica é proveniente da dilatação dos vasos da pele. Mas esse processo não gera de fato calor no corpo, e acaba inibindo alguns sensores de frio do nosso organismo. Isso gera o risco de você sofrer com hipotermia sem perceber.

Evite consumir bebidas alcoólicas no frioEvite consumir bebidas alcoólicas no frioFonte:  Shutterstock 

Mantenha os ambientes ventilados

A vontade de fechar cada fresta é grande, mas é importante que os ambientes se mantenham ventilados, principalmente os locais de trabalho ou com grande circulação de pessoas. Também vale para o transporte público e privado.

Os ambientes precisam ficar bem ventilados no frioOs ambientes precisam ficar bem ventilados no frioFonte:  Shutterstock 

Mantenha-se bem agasalhado

Além de utilizar casacos e blusas, lembre-se de agasalhar bem suas mãos, pés e a cabeça.

Mantenha-se bem agasalhado no frioMantenha-se bem agasalhado no frioFonte:  Shutterstock 

Evite ambientes fechados e com aglomerações

Nesse período, esses ambientes oferecem um maior risco de contaminação por doenças respiratórias, como a covid-19 e a gripe. Evite esses locais, principalmente se estiver acompanhado de idosos e crianças. Se for necessário permanecer em um local assim, lembre-se que as máscaras são eficazes para evitar essas doenças.

Evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas no frioEvite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas no frioFonte:  Shutterstock 

Não tente fabricar aquecedores para sua casa

Ao queimar papéis ou carvão, além do calor, a queima gera gás carbônico, que é extremamente tóxico para nosso organismo e causa morte por asfixia. Há opções acessíveis e seguras de aquecedores elétricos disponíveis que podem ajudar a amenizar o frio.

Não improvise com aquecedoresNão improvise com aquecedoresFonte:  Shutterstock 

Aproveite as dicas, e se mantenha quente e saudável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.