Fotos foram produzidas em processo meticuloso (Fonte da imagem: Reprodução)

Produtos eletrônicos velhos e sem utilidade geralmente vão parar no lixo, a menos que você seja um nerd com mania de colecionar tranqueiras. Mas um artista com uma mente criativa e inquieta resolveu criar obras artísticas surpreendentes com os gadgets do passado. Ele criou fotografias que parecem imagens de raios X, produzidas manualmente de forma meticulosa.

Quem teve essa ideia foi Max de Esteban, um fotógrafo artístico espanhol que já recebeu diversos prêmios internacionais. Ele produziu uma coleção de fotografias que escancaram o interior de objetos eletrônicos retrôs – e os deixam realmente lindos.

Esteban usou diversos aparelhos, como projetores de cinema, câmeras de filme 35 mm, toca-fitas, máquina de escrever, toca-discos, entre diversos outros aparelhos de um passado não muito distante. As fotografias estão sendo apresentadas na Galeria Klompching, em Nova York, em uma exposição denominada “Preposition One” até o dia 9 de dezembro.

Processo radiográfico manual

Para conseguir chegar ao resultado final dessas imagens, Esteban precisou de muita paciência. Através de um processo demorado e meticuloso, ele desmontou os aparelhos, peça por peça. Todas elas foram pintadas de branco para criar o efeito similar ao de uma imagem produzida por raios X. Depois disso, as peças foram reagrupadas e fotografadas com uma máquina comum, em diferentes estágios de remontagem.

Essas fotos transformam-se em camadas e foram reunidas para formar uma única imagem. O resultado é semelhante ao de um exame radiográfico (confira mais embaixo). Todo esse processo trabalhoso proporciona ao espectador um raro vislumbre do funcionamento interno da tecnologia do passado.

Quer uma dessas imagens no seu quarto?

As fotos de Esteban estão disponíveis para venda, ​​e você pode adquiri-las em dois tamanhos impressos, produzidas em papel Photo Rag (muito usado para fotografias artísticas) ou transparência Duratran (usada em lanchonetes de shopping para exibir as fotos dos produtos).

Todas as imagens são assinadas, intituladas e numeradas. Uma imagem de 52,58 x 70,1 centímetros custa 1,5 mil dólares (aproximadamente 2,7 mil reais) e uma no formato 100 x 133 cm custa três mil dólares (R$ 5,4 mil).

1. Projetor cinematográfico

2. Máquina de costura

3. Polaroid

4. Filmadora

5. Máquina de escrever

6.  Toca-discos

7. Toca-fitas

8. Moviola*

* Agradecimentos ao leitor Ricardo Ruas, que reconheceu a foto acima. As moviolas eram usadas para editar filmes em rolo. Com ela, cada um dos quadros pode ser visto e cortado individualmente. Ainda bem que hoje temos PCs e filmagens digitais...

9. Câmera fotográfica

10. Fita K-7

11. Câmera filmadora


12. Rádio 

13. Rádio toca-fita

Fonte das imagens: Galeria Klompching


Cupons de desconto TecMundo: