O Natal tradicionalmente é uma datas que geram bastante movimentação no mercado de dispositivos móveis. Em 2015, isso não foi diferente. De acordo com um estudo conduzido pelo site Flurry, que analisa os dados fornecidos por 780 mil aplicativos, a Apple dominou boa parte desse concorrido segmento.

Segundo uma das principais análises realizadas, a Maçã foi a fabricante que deve mais dispositivos ativados durante o período de 19 de dezembro até o dia 25. Foram 49,1% de todos os registros. A Samsung ficou em segundo lugar, com 19,8% dessa fatia. O ranking é complementado pela Nokia (2%), LG (1,7%) e Xiaomi (1,5%).

Telas grandes

O estudo também constatou uma tendência bastante interessante: o crescimento do número de smartphones com tela grande registrados nos últimos anos. Os phablets, por exemplo, passaram de 4% em 2013 para 27% dos dispositivos ativados em 2015.  Os aparelhos com telas pequenas e tablets também diminuíram sua participação no mercado.

O site Flurry também realizou o mesmo estudo considerando apenas os dois principais smartphones do mercado, mostrando que há um domínio bastante evidente de phablets no caso do Android. Levando em conta o iOS, aparelhos de tamanho médio ainda conquistam a maior parte dos consumidores.

Por fim, o estudo também abordou o aumento na taxa de downloads e apps instalados durante o período natalino. Comparado a dias normais, houve um aumento de 120% no tráfego das lojas de aplicativos de aparelhos registrados nos Estados Unidos, mostrando que o Natal também é uma boa época para quem quer divulgar novos programas para dispositivos móveis.

Você comprou um smartphone ou tablet durante o Natal? De qual marca é? Comente no Fórum do TecMundo!