Já se perguntou por que a maioria dos games no estilo side-scrolling – expressão que designa os jogos cuja câmera se move apenas na lateral – leva os jogadores para aventuras que vão da esquerda para a direita? O melhor exemplo disso são os clássicos jogos do Mario em que a progressão acontece exatamente dessa maneira.

Se a sua melhor explicação para essa teoria era de que simplesmente “ficava melhor”, saiba que a ciência acaba de legitimar esse argumento. Na verdade, de acordo com psicólogo da Universidade de Lancaster (Reino Unido), Peter Walker, o nosso cérebro “prefere” movimentos da esquerda para a direita, o que faz com que jogos que sigam essa tendência façam mais sentido.

Ainda sem uma explicação clara do porque isso acontece, o estudo do psicólogo envolveu a análise de milhares de imagens com pessoas e objetos em movimento e constatou a tendência que todos nós já encontramos nos games. A convenção artística de inclinar os objetos para a direita quando se quer representar algo dinâmico e o formato dos caracteres em itálico também são provas apontadas por Peter Walker. Quer mais uma? Observe o GIF abaixo e tente não se sentir desconfortável.

"PAREEE!"

Ainda não entendeu a explicação do por que o Mario corre da esquerda para a direita? Simplesmente porque o nosso cérebro prefere assim.

Cupons de desconto TecMundo: