Sony anuncia PS Vita TV, miniconsole que une jogos e serviços televisivos

2 min de leitura
Imagem de: Sony anuncia PS Vita TV, miniconsole que une jogos e serviços televisivos
Avatar do autor

A Sony pegou o mundo de surpresa ao anunciar o PlayStation Vita TV, um diminuto console com cerca de 6x10 cm que deve ser conectado a uma TV para ser jogado. Além de permitir que você se divirta com boa parte de seus jogos de Vita, do PSP e até mesmo do saudoso PSOne, o aparelho oferece acesso a diversos conteúdos de entretenimento e à aguardada jogabilidade remota do PS4.

De uma forma que nos faz lembrar a Apple TV, o PS Vita TV dá suporte a serviços de streaming de vídeo como Hulu, Tsutaya TV e Nico Nico Douga (específicos para o Japão), além dos próprios aplicativos da Sony, como o Video Unlimited e o Music Unlimited. O aparelho também inclui aplicativos do portátil que divide seu nome, como o LiveTweet e o software de leitura de eBooks, e poderá até ser usado como karaokê.

O pequeno dispositivo permite o tão falado remote play do PlayStation 4, possibilitando que você jogue em uma TV diferente da que está ligada ao video game, e serve como um Vita adicional para partidas multiplayer com o portátil. No entanto, é preciso ressaltar que o novo console não vai aceitar todos os jogos do PS Vita, já que o DualShock 3 (que será usado para controlar o aparelho) não tem os sensores de toque exigidos por alguns games da plataforma.

Dentro da caixinha

(Fonte da imagem: Reprodução/Joystiq)

Pesando cerca de 110 gramas, o pequeno dispositivo terá memória interna de 1 GB, slot USB, conexão via cabo ethernet e WiFi e uma entrada HDMI, que permite imagens com resolução de 720p, 1080i e 480p. Com os jogos de PSOne em mente, o aparelho permitirá conexão de até dois controles simultaneamente.

O PlayStation Vita TV também conta com espaço para a inserção de cartões de memória específicos do portátil e, em sua lateral, a entrada para os jogos da plataforma móvel. Inicialmente, o equipamento dará suporte a 1.300 títulos de jogos, entre os de Vita, PSP e outros. Para ver a lista completa divulgada de games compatíveis, clique aqui (em japonês). Grandes nomes como Uncharted, Gravity Rush e Wipeout não estão presentes por enquanto.

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Durante o anúncio de seu novo console (ocasião em que também introduziu o novo Vita, mais fino), a Sony divulgou um vídeo chamado “A Day With PlayStation” (algo como “Um dia com PlayStation”). Na gravação (que você vê abaixo), a empresa demonstrou como deve funcionar a conexão entre seus consoles por meio do ecossistema do PS4, incluindo recursos sociais e de vídeo sob demanda.

Direto do Oriente

O PlayStation Vita TV tem lançamento previsto para 14 de novembro no Japão e deve custar 9.480 ienes (cerca de R$ 217). Um pacote distinto, incluindo uma edição especial branca do controle de PS3 e um cartão de memória de 8 GB, deve ser lançada na mesma data, saindo por 14.280 ienes (aproximadamente R$ 328).

Até o momento, não há informações sobre possíveis planos para lançar o aparelho fora da terra do sol nascente. O PS Vita TV está na mesma faixa de preço do Apple TV, mas oferece recursos mais robustos no que diz respeito a jogos. Caso o aparelho da Sony realmente seja lançado no Ocidente e as supostas melhorias de software no dispositivo da empresa da Maçã não envolvam games, a dona do iPhone pode ter acabado de ganhar um concorrente de peso.

Veja mais imagens do pequeno console na galeria abaixo.

Via BJ

Sony anuncia PS Vita TV, miniconsole que une jogos e serviços televisivos