No início da década de 1960, vários testes foram realizados com alguns mísseis norte-americanos. Mas mesmo com investimentos astronômicos e uma enorme quantidade de modelos desenvolvidos, a indústria bélica no período não foi marcada apenas por acertos. Uma das grandes provas disso está nos mísseis SM-65 Atlas, que teve quase 50% de seus testes resultando em falhas.

Uma delas é a que você no vídeo que está no topo desta página. As imagens mostram o SM-65E Atlas — o primeiro modelo da série Atlas a possuir três motores — em uma falha de lançamento, que resultou na explosão de larga escala que você pode ver. O vídeo foi produzido pelo canal AtomCentral, que conseguiu realizar a conversão para HD com técnicas de escaneamento do filme original.

É possível ver duas cenas diferentes no mesmo vídeo. A primeira delas é mostrada em tempo real e deixa claro a velocidade com que o míssil sofreu a instabilidade e acabou explodindo. Na segunda parte, ainda é possível ver tudo isso em câmera lenta (400 frames por segundo), o que torna tudo ainda mais impressionante. Um prato cheio para quem gosta de grandes explosões.

Cupons de desconto TecMundo: