Steam ultrapassa marca de 9 milhões de usuários simultâneos durante pico

1 min de leitura
Imagem de: Steam ultrapassa marca de 9 milhões de usuários simultâneos durante pico
Imagem: MoviePilot

Não resta a menor dúvida de que o Steam é um serviço bastante popular nos PCs e que ele costuma contar com um fluxo regular na casa dos milhões de usuários simultâneos – que normalmente oscilam entre 4,9 e 7,6 milhões por dia. No entanto, devido a um súbito pico de tráfego no último domingo (2), o recorde de público conectado ao mesmo tempo superou seu máximo anterior e atingiu a impressionante marca de 9.211.721 pessoas.

O aumento súbito aconteceu por volta das 9 horas da manhã e foi seguido por uma curiosa oscilação entre valores altos – porém menores que o máximo – e o fluxo normal de usuários. O formato exposto no gráfico, mostrando barras que parecem alcançar a metade das anteriores até que o fluxo voltasse a se normalizar, levou a rumores de que o novo recorde pode ter sido fruto de algum bug ou de um teste dos servidores.

Embora a verdadeira razão para o pico continue desconhecida, ela certamente soa como um presságio do provável crescimento do serviço de distribuição de jogos. O dia em que números como esse sejam uma ocorrência comum no Steam não parece estar muito longe, já que a quantidade de contas ativas já superou o montante de 100 milhões, crescendo mais de 30% entre janeiro e setembro de 2014.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.