Elon Musk cortou acesso da OpenAI ao Twitter para treinar ChatGPT

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk cortou acesso da OpenAI ao Twitter para treinar ChatGPT
Imagem: Getty Images/Reprodução

O acesso da OpenAI ao Twitter foi cortado em dezembro de 2022, após o lançamento do ChatGPT. O bloqueio aconteceu porque Elon Musk, dono da rede social, teria achado o pagamento anual de US$ 2 milhões pouco para licenciar os dados da companhia.

A empresa de inteligência artificial (IA) licenciava dados do microblog para construir o chatbot. Musk, por sua vez, tinha desconfianças com o robô e já era crítico da startup que ajudou a fundar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda no final do ano passado, o bilionário sul-africano sugeriu que o ChatGPT era capaz de mentir e era preconceituosa. Ele ainda acusou a OpenAI de buscar o lucro máximo, assinando em seguida a carta que pedia uma pausa de seis meses no desenvolvimento de IAs.

O ChatGPT, chatbot da OpenAI, foi divulgado para o público em novembro do ano passado. No mês seguinte, a OpenAI perdeu o acesso aos dados do Twitter.O ChatGPT, chatbot da OpenAI, foi divulgado para o público em novembro do ano passado. No mês seguinte, a OpenAI perdeu o acesso aos dados do Twitter.Fonte:  GettyImages 

Curiosamente, isso tudo acontece enquanto Elon Musk trabalha em um projeto próprio de inteligência artificial generativa, que deve se chamar TruthGPT. O CEO do Twitter, Tesla, SpaceX e outras empresas de tecnologia quer algo com o mesmo sucesso do ChatGPT.

O chatbot de Musk seria a "IA de busca máxima da verdade que tenta entender a natureza do universo". Ele contratou pesquisadores para desenvolver o projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.