IA conseguirá fazer filmes em breve, diz diretor de Vingadores

Imagem de: IA conseguirá fazer filmes em breve, diz diretor de Vingadores
Imagem: Marvel

Conhecido por ser um dos diretores de filmes como Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, Joe Russo é um amante de ficções científicas. Recentemente, ele realizou uma previsão sobre como a Inteligência Artificial pode - e deve - mudar os rumos da indústria cinematográfica.

Em um painel sobre cinema mediado pela Collider, o cineasta conversou com o desenvolvedor Donald Mustard, que atualmente trabalha no fenômeno Fortnite para a Epic Games, e respondeu questões relacionadas ao avança do storytelling com auxílio da tecnologia. Para Russo, em cerca de dois anos, a IA já poderá fazer filmes.

O diretor acredita que as pessoas podarão usar esse tipo de recurso para não somente criar narrativas, como também alterá-las. Isso acontece, principalmente, por já haver uma geração que nasceu ao lado dos novos aparelhos, e não teme essas inovações.

"Você poderia caminhar para sua casa e salvar a IA na sua plataforma de streaming. 'Ei, eu quero um filme estrelado pelo meu avatar fotorrealista e um avatar fotorrealista da Marilyn Monroe. Eu quero que seja uma comédia romântica, porque tive um dia duro", explicou Joe Russo.

Joe Russo para o Sands.Joe Russo para o Sands.Fonte:  Sands: International Film Festival of St Andrews 

Possibilidades e perigos

A conversa chegou a esse assunto após uma série de questões levantadas sobre o ChatGPT. Embora a ferramenta venha trazendo possibilidades impensáveis há alguns anos, diversos especialistas já demonstraram receio quanto ao debate ético desse tipo de tecnologia, para o bem e para o mal.

A onda dos deepfakes continua a ser um problema real, que já entrou no mundo da política e do entretenimento inúmeras vezes. Um filme baseado inteiramente por Inteligência Artificial levantaria ainda mais discussões para artistas e profissionais que realmente existem. Por outro lado, uma parcela com ideias opostas garante que essa é apenas uma evolução natural da tecnologia, como todas as outras.

Russo parece não se preocupar com um possível lado negativo dessa história. O diretor ainda ressalta que "[...] você vai precisar de IA na sua vida porque, queiramos ou não ver isso sendo desenvolvido, pessoas que não são tão amigáveis podem desenvolver de qualquer forma. Então, estaremos nesse futuro. A questão é: como nos protegemos no futuro?”

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.