ChatGPT vai substituir professores? Veja o que diz Bill Gates

1 min de leitura
Imagem de: ChatGPT vai substituir professores? Veja o que diz Bill Gates
Imagem: GettyImages

O bilionário Bill Gates, em uma entrevista durante o ASU+GSV Summit em San Diego, comentou sobre a evolução de ferramentas como o ChatGPT e seu uso para educação. O bilionário disse acreditar que a Inteligência Artificial pode ajudar no aprendizado de leitura e matemática, auxiliando, e não tomando, o trabalho de professores.

A discussão sobre esse assunto tem sido frequente, já que ferramentas de IA como o ChatGPT, por exemplo, têm demonstrado habilidades acadêmicas notáveis. Segundo Gates, "se você pegar os próximos 18 meses, por exemplo, as IAs vão chegar como assistentes de professores e dar feedbacks sobre a escrita. E então elas vão ampliar o que somos capazes de fazer em matemática".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

De acordo com o empresário, o ensino de habilidades de escrita sempre foi uma dificuldade enorme para a Inteligência Artificial. Entretanto, os avanços intensos que esse tipo de tecnologia tem recebido impressionam e geram esperança sobre os próximos passos.

IA vs professores

Bill Gates também acredita que a inteligência artificial pode ir além de se tornar uma ferramenta para professores; Segundo o bilionário, as tecnologias de IA também devem evoluir para se tornarem mais capazes de passar aprendizados.

"Eu diria que é um marco muito valioso — engajar-se em um diálogo em que você ajuda os alunos a entender onde eles estão errando — e não estamos tão longe disso", disse Gates. “A IA terá essa capacidade, de ser um tutor tão bom quanto qualquer ser humano jamais poderia ser”.

Com os avanços da tecnologia, o bilionário também prevê que a IA poderá ajudar a democratizar a educação. “Isso deve ser um nivelador. Porque ter acesso a um tutor é muito caro para a maioria dos alunos – especialmente ter esse tutor se adaptando e lembrando de tudo o que você fez e analisando todo o seu trabalho", disse Bill Gates.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.