Trabalhar com o ChatGPT? Veja as 10 profissões que estão em alta

3 min de leitura
Imagem de: Trabalhar com o ChatGPT? Veja as 10 profissões que estão em alta
Imagem: Getty Images

A inteligência artificial já estava presente em muitos setores e avançando a passos largos, mas o boom do ChatGPT no começo de 2023 tornou esse progresso mais palpável para a maioria da população. Agora, podemos fazer desde cálculos complexos, ou simplesmente pedir qualquer informação para a IA.

Esse contato direto fez com que muitos passassem a questionar quais os possíveis ser os reflexos da inteligência artificial no mercado de trabalho. Em resumo, será que a gente pode perder nosso emprego para o ChatGPT?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A verdade é que, assim como outras tecnologias disruptivas — desde a máquina a vapor até a internet —, a IA vai transformar as relações de trabalho. Na prática, isso significa que diversas profissões terão que se reinventar para continuar relevantes, mas outras também vão surgir.

Pensando nisso, nós listamos as profissões que estão em alta com a popularização da IA — e, em seguida, citamos aquelas que terão um futuro desafiador.

Quais as profissões em alta com a inteligência artificial?

De modo geral, as profissões que trabalham diretamente com a construção e gerenciamento da IA são as que mais têm chances de crescimento.

1. Especialistas em IA

Especialistas em IA e suas diversas implicações no cotidiano têm grandes oportunidades.Especialistas em IA e suas diversas implicações no cotidiano têm grandes oportunidades.Fonte:  Getty Images 

Profissionais que saibam desenvolver, treinar e testar inteligências artificiais como o ChatGPT serão muito valorizados pelo mercado de trabalho. Para isso, é importante ter habilidades em matemática, estatística e linguagens de programação.

A partir disso, surgem também diversas ramificações, como os especialistas em ética de IA e consultores de chatbot (que auxiliam empresas a criar projetos com IA).

2. Desenvolvedores, analistas e técnicos de chatbot

O desenvolvimento e manutenção de chatbots está em alta no mercado.O desenvolvimento e manutenção de chatbots está em alta no mercado.Fonte:  Getty Images 

Conforme a IA se torna mais acessível, mais empresas buscam de conversação — o que é uma grande oportunidade para quem sabe desenvolvê-los. Também existe espaço para técnicos e analistas que vão auxiliar na operação, manutenção e melhoria desses sistemas.

Para trabalhar nessa área, ter conhecimentos em programação e IA é essencial, assim como a habilidade de compreender as necessidades dos usuários.

3. UX Designer com foco em IA

O UX Design com foco em IA está entre as profissões em alta.O UX Design com foco em IA está entre as profissões em alta.Fonte:  Getty Images 

As IAs podem ser usadas para inúmeros fins, Os profissionais de UX (experiência do usuário) têm a missão de tornar essas ferramentas e aplicações mais fáceis de utilizar, no cotidiano. Na prática, eles trabalham para que a navegação seja mais intuitiva, os fluxos de conversa sejam claros, entre outras melhorias.

Essa é uma oportunidade para pessoas com conhecimento em design thinking e habilidade em pesquisas de comportamento do usuário.

4. Gerenciamento de dados

As IAs dependem de grandes quantidades de dados, o que é uma oportunidade para especialistas na área.As IAs dependem de grandes quantidades de dados, o que é uma oportunidade para especialistas na área.Fonte:  Getty Images 

Essa é uma área citada pelo próprio ChatGPT, quando perguntado sobre as profissões em alta por causa dele. Isso porque a IA depende de quantidades colossais de dados para ser treinada e gerar as respostas que pedimos a ela. Então, pessoas com habilidades para gerir, analisar e manipular esses bancos de dados devem ser valorizadas no mercado.

5. Especialistas em machine learning

Desenvolver sistemas de machine learning é uma ótima possibilidade de carreira.Desenvolver sistemas de machine learning é uma ótima possibilidade de carreira.Fonte:  Getty Images 

Com o aprendizado de máquina, os robôs analisam as interações dos usuários com eles, bem como os feedbacks que recebem, para melhorar seu trabalho — ou seja, os próprios robôs se desenvolvem. Para isso, pessoas com habilidades em programação, matemática e engenharia de dados são essenciais.

Quais as profissões mais expostas à IA?

A própria OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, divulgou um estudo sobre as profissões que estão "mais expostas" à IA — e devem passar por grandes mudanças com a popularização da tecnologia. Foram 1.016 trabalhos analisados.

Matemáticos, contadores, designers, pesquisadores, jornalistas e produtores de conteúdo são os que mais se destacam no estudo.

Isso não quer dizer, necessariamente, que esses profissionais serão substituídos pela IA, mas sim que seu trabalho será impactado diretamente por ela. Ou seja, muitas tarefas operacionais serão automatizadas e os profissionais precisarão se reinventar, aprendendo a lidar com ela.

Por fim, é interessante observar que o próprio ChatGPT "diz" que habilidades essencialmente humanas — como a criatividade, resolução de problemas complexos e o pensamento crítico — dificilmente serão substituídos por ele. Mas isso é o GPT-3 falando e não é possível ter certeza sobre o futuro da inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.