IAs burras? Microsoft Bing e Google Bard caem em informação falsa

1 min de leitura
Imagem de: IAs burras? Microsoft Bing e Google Bard caem em informação falsa
Imagem: GettyImages

Os chatbots da Microsoft e do Google estão se citando mutuamente, em um preocupante show de desinformação que poderá afetar o futuro da web. Recentemente, o Bing afirmou que o Bard tinha sido encerrado pelo Google, em uma espiral de informações desencontradas e falsas.

Tudo começou quando um usuário do Twitter perguntou quando o Bard, recém-lançado pelo Google, seria desligado. O serviço disse que isso já tinha acontecido há seis meses. Como fonte de informação, citou um comentário do Hacker News, no qual o usuário brinca com o ChatGPT sobre o encerramento da IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os resultados da consulta no Bard foram publicados no microblog. Então, quando o Bing foi perguntado sobre o fim do serviço do Google, utilizou o tweet para replicar a informação falsa, segundo o The Verge. Quando consultado novamente, o chatbot da Microsoft conseguiu corrigir a notícia.

Corrida pelos chatbots

Bing da Microsoft replica informação falsa gerada por uma piada em um comentário. (Fonte: The Verge/Reprodução)Bing da Microsoft replica informação falsa gerada por uma piada em um comentário. (Fonte: The Verge/Reprodução)Fonte:  The Verge/Reprodução 

O fato mostra que a Microsoft e Alphabet, entre outras empresas, podem lançar chatbots e serviços de inteligência artificial apenas para garantir a presença no mercado. A situação revela que os modelos de linguagem natural são incapazes de avaliar fontes de notícias confiáveis e interpretar informações, inclusive sobre si mesmos, de maneira correta.

O Google lançou o Bard na última terça-feira (21) preocupado em perder o seu domínio global entre os serviços de busca, quase um mês depois da Microsoft integrar o ChatGPT ao Bing como consequência de um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI.

A Alphabet anunciou um investimento de US$ 300 milhões na Anthropic, que está desenvolvendo um chatbot de IA para competir com o ChatGPT. A Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, lançou seu próprio chatbot, o Blenderbot, nos Estados Unidos, enquanto a chinesa Baidu lançou na semana passada a uma versão avançada de seu chatbot Ernie.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.