HarmonyOS da Huawei é criticado por programadores; 'parece incompleto'

1 min de leitura
Imagem de: HarmonyOS da Huawei é criticado por programadores; 'parece incompleto'
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os planos da Huawei de trocar aos poucos o Android pelo Harmony OS são realidade, mas os planos da fabricante chinesa não estão saindo de acordo com as expectativas iniciais. O mais recente problema não tem nada a ver com a guerra comercial da marca contra os Estados Unidos, mas com um projeto interno.

Segundo o site Abacus News, programadores chineses estão descontente com o Ark Compiler, o compilador da Huawei construído para facilitar a portabilidade de aplicativos Android para o Harmony OS. Aparentemente, a ideia era facilitar a conversão para povoar a loja do sistema operacional com ferramentas muito parecidas com a da Google, até memsmo otimizando o seu funcionamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na prática, entretanto, tudo parece ter naufragado. Os desenvolvedores afirmam em fóruns internos da ferramenta que o compilador "parece incompleto" e que ele talvez tenha sido lançado apenas como uma estratégia de marketing, para fazer parecer que a Huawei já tem um plano definido — sendo que ele ainda está em fases iniciais de implantação.

Problemas acumulados

Segundo os relatos, o Ark ainda não consegue realizar todos os testes de desempenho corretamente, nem mesmo na versão demonstrativa do app, o que mais irritou os desenvolvedores. "Jogar para a gente um produto nem meio finalizado parece nada sincero", diz um relato. Outra crítica é que ele ainda não traz várias ferramentas necessárias para que a conversão aconteça da forma desejada.

Segundo a Huawei, o código-fonte do compilador só ganhará uma versão finalizada em 2020. O Harmony OS só deve ser aplicado em smartphones também a partir do ano que vem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.