Bug no backup de conversas do WhatsApp pode devorar seu pacote de dados

2 min de leitura
Imagem de: Bug no backup de conversas do WhatsApp pode devorar seu pacote de dados
Imagem: psafe

O backup automático de conversas no WhatsApp é algo realmente conveniente, mas parece que esse recurso está devorando o pacote de dados móveis de muita gente por aí. Vários usuários perceberam o problema e reportaram no Twitter. Algumas pessoas publicaram capturas de tela do mensageiro verde fazendo um backup de rotina no seu aparelho, mas em vez dos 100 MB ou menos que o app normalmente envia para a nuvem, ele estava mandando mais de 1 GB.

Um usuário chamado Gagan Rajput notou que o mensageiro estava fazendo o upload de 1,7 GB. Mais tarde, a mesma pessoa percebeu que o arquivo de backup havia aumentado de tamanho, chegando a 3,2 GB.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao que parece, o sistema de backup do WhatsApp está com algum tipo de bug que está fazendo backups completos diariamente no Google Drive, em vez de mandar apenas os complementos diários para nuvem. Com isso, se você não estiver conectado a uma rede WiFi no momento do backup — que normalmente acontece de madrugada —, o mensageiro vai detonar seu pacote de dados móveis.

Rajput detalhou que está utilizando a versão mais recente do mensageiro disponível na Play Store, mas não se sabe ao certo o que tem causado esses backups diários tão grandes. Outros exemplos de grandes backups também apareceram no microblog, e o meu próprio celular enviou ontem 648 MB para o Google Drive, algo muito maior do que ele costumava fazer diariamente.

O WABetaInfo, publicação especializada em notícias sobre o WhatsApp, publicou hoje (09), um tweet pedindo para seus seguidores aguardarem uma correção na próxima versão do app a ser liberada “nas próximas horas”. Não ficou claro, contudo, se os desenvolvedores do WhatsApp já sabiam do problema ou se foram recentemente avisados.

Como contornar o problema

Seja como for, se você não tem acesso a uma rede WiFi para seu telefone fazer backups do WhatsApp durante a madrugada, é bom mudar as configurações do mensageiro para que ele não utilize seus dados móveis. Na tela inicial de conversas, toque nos três pontinhos do menu, acesse “Configurações”, escolha “Conversas” e, depois, “Backup de conversas”.

whatsapp

Se nessa tela seu último backup for muito maior que 100 MB, você provavelmente está sendo afetado pelo bug. Na opção “Fazer backup” configure para “WiFi” em vez do padrão “WiFi ou celular”. Assim, os backups só serão realizados quando houver uma conexão com a internet via WiFi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.