WhatsApp

1.755 notícias  publicadas

Fundação do WhatsApp

O WhatsApp foi fundado em 2009, por Brian Acton e Jan Koum, nos Estados Unidos. Os sócios se conheceram enquanto trabalhavam na Yahoo! no final dos anos 90, onde ficaram até 2007. 

A primeira versão do aplicativo, programada pelo russo Igor Solomennikov, era bem simplificada e só continha um status, que indicava se o usuário estava disponível ou não para receber chamadas.

Acton conseguiu uma série de investimentos de antigos colegas de trabalho do Yahoo!, o que ajudou a iniciativa a decolar.

 Como a troca de status começou a ser frequente, o aplicativo acabou se tornando um mensageiro. 

Aquisição do Facebook

Em 2014, o Facebook  adquiriu o WhatsApp por US$ 19 bilhões, um valor considerado exorbitante, principalmente pelo fato de que o mensageiro é difícil de monetizar.

A partir daí, várias atualizações foram feitas e retiradas. Exemplo disso foi o ícone de visualização da mensagem, que em poucos dias passou a ser facultativo.

Em 2015, surge a versão web, que permite que o usuário utilize o serviço através do navegador do desktop. No mesmo ano, foram implementadas as chamadas de voz para mobile.

WhatsApp no Brasil

Por aqui, o programa já enfrentou instabilidades tanto judiciais quanto técnicas. No final de 2015, houve um bloqueio da rede no Brasil pela Justiça de São Paulo.

Após quase 48 horas fora do ar, a ferramenta voltou a funcionar. A situação se repetiu pela última vez em julho de 2016.

O aplicativo atualmente

O WhatsApp já superou o Facebook e é o aplicativo mais utilizado do mundo em celulares Android e iOS. A última informação divulgada pela empresa foi a marca de 1,5 bilhão de usuários.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE