Google Drive

157 notícias  publicadas

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, lançado em 24 de abril de 2012. A aplicação permite salvar documentos a partir do upload de um dispositivo ou por meio da criação no ambiente online. 

Inicialmente, o sistema disponibilizava 5 GB de espaço na versão gratuita e as opções pagas de 25 GB, 100 GB e 1 TB. Atualmente, o Google oferece 15 GB grátis para cada conta, sendo que a capacidade é compartilhada entre o Drive, Gmail e o aplicativo Fotos, e pode ser ampliada para 100 GB, 200 GB e 2 TB mediante pagamento.

Entre os elementos que consomem o espaço disponível, estão incluídos:

  • Meu Drive: PDFs, imagens, vídeos, entre outros;

  • Lixeira: só não gasta volume quando é esvaziada;

  • Recém-criados: arquivos do Apresentações, Documentos, Formulários, Desenhos ou Jamboard. No entanto para os usuários do Workspace e G Suite, somente a partir de 1º de fevereiro de 2022, que essa categoria vai usar o armazenamento. 

Integração com aplicativos do Google

A plataforma online proporciona a edição e criação de conteúdos por meio de outras aplicações integradas ao Drive. Entre essas, é interessante destacar as seguintes:

  • Documentos:  é um editor de texto que funciona na nuvem e proporciona sugestões de gramática e estilo, e o salvamento automático do progresso. Entre as vantagens do docs está a possibilidade de edição colaborativa, ou seja, várias pessoas trabalham em um único documento, fazendo sugestões, comentários e edições.

  • Apresentações:  permite o desenvolvimento e reprodução de slides, contendo recursos que propiciam a inclusão de gráficos, imagens e modelos pré-prontos. Além disso, existe a possibilidade de visualização em grade, sincronização de informações e aplicação de efeitos de transição;

  • Planilhas:  a ferramenta possibilita ao usuário a elaboração de planilhas, viabilizando a organização de células em linhas e colunas, ajuste de fontes, personalização de texto e inclusão de fórmulas; 

  • Formulários: o programa auxilia na construção de formulários online que podem ser compartilhados por meio de um link. Nesse sentido, há diversos formatos de perguntas à disposição, desde modelos de múltipla escolha e dissertativa, podendo determinar algumas questões como de preenchimento obrigatório. 

Também, é possível acrescentar extensões do navegador a essas aplicações a fim de melhorar a performance e ampliar os recursos. 

Requisitos do sistema para utilização do Google Drive

No computador, existem duas possibilidades de uso do Drive, baixando o aplicativo ou abrindo diretamente no navegador. No último caso, para o funcionamento adequado, é necessário que os cookies e JavaScript estejam ativos. Saiba os detalhes sobre os requisitos de cada opção:

  • Navegador: Chrome, Firefox, Microsoft Edge, Safari. Porém, o Google afirma que outros browsers, talvez, sejam compatíveis com o Drive, mas com limitação de recursos;

  • Desktop: o download para Windows está disponível a partir da versão 7 e Server 2012, e no MacOS, El Capitan 10.11, High Sierra 10.13 e mais recentes. A aplicação não funciona no Linux, devendo ser usada por meio da web nesse sistema operacional.

Além disso, o Google Drive funciona em dispositivos móveis, tanto no Android como também no iOS.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE