App ajuda a evitar desperdício de comida por meio de rede colaborativa

1 min de leitura
Imagem de: App ajuda a evitar desperdício de comida por meio de rede colaborativa
Avatar do autor

Basta dar uma passadinha ao final de feiras livres ou do expediente de uma padaria ou supermercado para constatar o que os números confirmam: um terço dos alimentos produzidos para consumo humano no mundo são desperdiçados anualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. O app espanhol Eat you Later segue a tendência de outros países europeus e dá o exemplo de como criar uma rede sustentável de gerenciamento de excedentes, com vantagens tanto para os estabelecimentos quanto para os consumidores.

Com a plataforma, os comerciantes podem vender os alimentos que não foram aproveitados por um preço reduzido — o que já funciona em países nórdicos como Noruega e Dinamarca, onde a redução de resíduos chegou a 25% graças a iniciativas como essa, e está aos poucos dando certo também na Itália e na França.

eat you later app

O Eat you Later entrou no mercado em novembro do ano passado e tem cerca de 500 usuários e 40 estabelecimentos cadastrados em Madri. Cada loja, restaurante ou mercado tem liberdade para definir os preços, entretanto, os descontos geralmente ficam entre 30% e 60%. Na Sana Loucura, por exemplo, uma padaria especializada em produtos sem glúten, esse tipo de oferta é ainda mais atraente porque os itens para celíacos costumam ser mais caros e os valores chegam a ser 50% menores.

O software está disponível para quem quiser conferir, tanto na versão iOS quanto na Android e, claro, não tem conexão com o comércio nacional. No Brasil temos exemplos como Comida Invisível, que segue uma temática semelhante, para doação.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
App ajuda a evitar desperdício de comida por meio de rede colaborativa