A Samsung Electronics, maior fabricante de smartphones do mundo, enfrentou alguns problemas durante seu segundo trimestre fiscal e agora está fazendo grandes esforços para reduzir custos. O lucro da empresa coreana despencou 25% no período de abril a junho, o menor em dois anos.

“A Samsung está ‘cortando gordura’ para enfrentar uma competição mais acirrada no mercado mundial de smartphones”, disse um informante ao site The Korea Herald”. Uma das principais medidas da companhia para corte diminuição de despesas operacionais é encurtar gastos com viagens de negócios.

Aparentemente, a empresa teve uma rápida reunião com 26 linhas aéreas internacionais no mês passado para explicar suas novas políticas de viagens. Entre elas está a aceitação de propostas de exclusividade com uma única linha aérea se forem oferecidos voos a preços mais baixos. Com a medida, a Samsung espera poupar mais de 20% do dinheiro usado com viagens. No ano passado, ela gastou cerca de US$ 38 milhões apenas com isso.

Possível corte de funcionários

Além do novo planejamento operacional, há rumores de que a gigante de tecnologia também pode chegar a realizar uma reestruturação nos custos de trabalho até o final do ano.

“Existe a possibilidade de que a Samsung Electronics comece a diminuir em mais de 20% o número de seus executivos, racionando o número de contratados, a menos que haja uma melhora nos negócios em um futuro próximo”, disse o informante da indústria.

Cupons de desconto TecMundo: