Rede social de Trump é acusada de roubar código da Mastodon

1 min de leitura
Imagem de: Rede social de Trump é acusada de roubar código da Mastodon
Imagem: Unsplash

A nova rede social de Donald Trump, anunciada na quarta-feira (20), está enfrentando mais um problema. Depois de lidar com usuários que conseguiram se cadastrar antes do lançamento oficial, ela está sendo acusada de ter roubado o código-fonte da Mastodon, uma plataforma descentralizada e de funcionamento semelhante ao Twitter.

Em nota divulgada na quinta-feira (21), a organização Software Freedom Conservancy (SFC) afirma que a Truth Social violou um acordo de licenciamento de software livre e de código aberto. Apesar de permitir a reutilização do seu código, a Mastodon exige que os interessados cumpram a Licença Pública Geral Affero (AGPLv3).

Para não burlar as regras, a nova rede de Trump deveria oferecer o seu próprio código-fonte para todos os interessados, o que não foi feito até agora. Além disso, a plataforma do ex-presidente dos Estados Unidos refere a si mesma como “proprietária” do código utilizado, chamando a atenção da entidade responsável por aplicar as licenças de software livre.

Capturas de tela da nova plataforma divulgadas no Twitter também atraíram os olhares do fundador da Mastodon Eugen Rochko. À Vice, o desenvolvedor disse que as duas redes sociais têm uma interface bastante parecida e apontou até a presença do mascote do serviço criado por ele em uma mensagem de erro da Truth Social.

Prazo para se adequar às regras

Diante da violação das regras, o SFC deu um prazo de 30 dias para que a Trump Media & Technology Group (TMTG), dona da nova rede social, cumpra os termos da licença de software livre e código aberto. Ou seja, ela precisa fornecer o código da página a todos os usuários.

Caso não cumpra a determinação, a Truth Social pode perder o direito de utilizar o código criado pela Mastodon e ser obrigada a reconstruir o seu site do zero. A abertura de um processo judicial contra a empresa também não foi descartada pela organização.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.