Review: Kid Pix 4

5 min de leitura
Imagem de: Review: Kid Pix 4

Volte no tempo e tente lembrar o que você fazia quando criança. Provavelmente poderia estar se deslumbrando com a chegada da TV ao Brasil, em uma roda de amigos com um cubo mágico nas mãos, dançando Balão Mágico na escola ou cuidando de um “Tamagochi”. Hoje, as crianças já nascem cercadas por equipamentos eletrônicos e o computador está se tornando um ente da família.

Para que seu filho aproveite ao máximo o tempo que passa em frente ao computador, a Positivo Informática lançou o Kid Pix 4, um software que oferece várias ferramentas para a criançada se divertir e aprender enquanto usa o micro. A primeira versão do Kid Pix foi lançada em 1991 e, desde então, ele considerado um dos programas que mais vende na categoria “Software de Criatividade”.
Requisitos
Antes de conhecer as ferramentas do Kid Pix 4, é bom saber quais os requisitos mínimos seu computador precisa ter para rodar o programa sem travamentos.

Sistema operacional: Windows XP SP3, Windows Vista ou Windows 7.

Processador de 1 GHz ou superior

512 MB de memória RAM

700 MB de espaço livre em disco

Drive de CD-ROM

Microfone (opcional)

Impressora (opcional)

O que é o Kid Pix 4?

Para quem não conhece, o Kid Pix é uma coletânea de aplicativos voltados pata o público infantil – crianças a partir do 4 anos. Semelhante aos programas para desenho, como o Paint, ele se difere por oferecer muito mais recursos que os rivais. Por isso, é um forte aliado no desenvolvimento de seu filho, pois fortalece o aprendizado no computador, além de fomentar a criatividade.

Caixa do produto

A versão 4 do programa oferece novas opções de ferramentas em relação às anteriores. Agora, além de desenhar, pintar e se divertir, seu filho pode trabalhar com fotografias, vídeos e slideshows. Tudo isso em um ambiente colorido e cheio de interações sonoras e visuais.
O que ele oferece?
Por ser um aplicativo voltado para a criação de desenhos, o Kid Pix 4 oferece diversas variações de ferramentas nesta área. Há dezenas de opções de pincéis, formas de preenchimento, cores, sombras, carimbos, animações e muito mais.

Barra de pincéis

Cada pincel possui, aproximadamente, 15 variações, sendo assim, seus filhos podem pintar à mão livre – como no Paint -, mas também contam com formas prontas. Basta escolher o que deseja, clicar com o pincel e arrastá-lo pela tela.  
Recursos multimídia
Uma das maiores novidades do Kid Pix é a possibilidade de inclusão de vídeos e fotos na tela de pintura. No caso dos vídeos, as crianças podem escolher alguma gravação no arquivo do computador, inseri-la e pintar o quadro ao redor da tela de exibição das imagens.

Quanto às fotos, os pequenos podem se divertir editando as imagens de amiguinhos, da família ou si próprios. Basta abrir um arquivo JPEG, BMP, PNG e outros formatos conhecidos e utilizar todas as ferramentas disponíveis.

Inserção de vídeos

Slide Show
Depois que a imaginação da criançada rolar solta no Kid Pix, os papais corujas – ou as próprias crianças – podem criar apresentações de slides com todas as obras feitas no aplicativo. Ao clicar em “Ir para Slide Show” (canto inferior direito) vários quadros são disponibilizados e, basta escolher as criações que deseja incluir para ter uma apresentação com todo o talento da garotada.

Opção de SlideShow

Sons e cores

Por ser voltado ao público infantil, é natural que o programa seja extremamente colorido. Por isso, no quesito cores, o Kid Pix 4 não ficou devendo em nada, pois todas as ferramentas possuem ícones grandes e legendas que facilitam a identificação.

No entanto, para auxiliar ainda mais a vida da criançada, ao passar o mouse sobre cada ferramenta um som é emitido e, com isso, é possível reconhecer mais facilmente o que todo ícone executa.

Modo para crianças pequenas
Para evitar que as crianças menores se percam em meio a tantas ferramentas, é possível diminuir o número de ferramentas disponíveis. Com isso, os pequenos podem se adaptar às opções mais básicas e, à medida que forem crescendo ou conhecendo tudo, podem trabalhar com novas possibilidades.

Para ativar esta opção, vá até “Controles/Ligar o Modo Crianças Pequenas”. Com isso, os vídeos estarão temporariamente desativados, bem como as fotografias. Além disso, o número de cores na paleta também é menor, tudo para que a criança não se confunda com tantas opções.
O que gostamos
Kid Pix 4 é, sem dúvida, um ótimo investimento na educação, criatividade e capacidade de imaginação de seus filhos. Apesar de oferecer ferramentas simples, elas conseguem fazer os pequenos inventarem o que quiserem na frente do computador.

Por ser bem colorido e com sons animados, o programa atrai até mesmo os “mais crescidinhos”, pois ao agregar conteúdo multimídia, fotos e a criação de slides shows, Kid Pix 4 é uma ferramenta de diversão para todas as idades.

A variedade de cores, pincéis, ferramentas, carimbos, adesivos, preenchimentos e demais opções, também agradaram. Com esta grande variedade as crianças não se cansam de brincar, pois todos os dias podem criar histórias novas com personagens diferentes.

Desenhos sem   limite

O que não gostamos
Um ponto que chamou a atenção logo de cara foi a demora na instalação. Em um computador com configurações superiores às solicitadas pelo produto, todo o processo durou aproximadamente 10 minutos.

Além da demora, a inclusão de outros softwares, como o Adobe Reader e o player QuickTime também não foi bem vista. O pior de tudo é que o Adobe Reader e o QuickTime não são essenciais para o funcionamento do Kid Pix, servem apenas para que o manual do usuário seja aberto e mais formatos de vídeo sejam suportados.

É possível não realizar a instalação dos dois, mas o consumidor precisa prestar atenção em todo o processo de instalação. Outro problema encontrado é o fato de o aplicativo não minimizar. Sempre que houve a necessidade de abrir outro programa, foi necessário fechar o Kid Pix.

Conteúdo e preço
Ao comprar o Kid Pix 4, você leva para casa um CD-ROM, que vem em uma caixa bem bonita e...só. Para quem deseja presentear alguém, a caixinha, por si só, já é uma embalagem atraente.

O preço do Kid Pix 4 é RS49,90 e está à venda no site www.positivodireto.com.br. Se seu filho fala inglês ou você deseja que ele se familiarize com a língua desde cedo, pode comprar o aplicativo na Amazon.com, por US$16.90.

Além do Kid Pix, mais análises de produtos Positivo já foram feitas no Baixaki. O game Doki Maternal, por exemplo, foi mais um artigo que passou pelo crivo da equipe Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.