O mascote do canal Discovery Kids, famoso entre o público infantil, acabou de sair das telinhas para fazer parte do cotidiano do seu baixinho. Lançado pela Positivo Informática, uma série com três temas envolvendo o cãozinho e uma série de objetos que pretendem auxiliar na educação, raciocínio, vocabulário e coordenação motora dos pequenos. Voltado para as crianças de 18 meses a 5 anos, Doki Primeiros Passos, Doki Maternal e Doki Jardim prometem trazer interatividade e conhecimento para seu filho.
Doki Maternal
Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o segundo episódio: Doki Maternal. Voltado para as crianças dos dois aos quatro anos, este episódio foca o desenvolvimento do convívio social, boas maneiras, cuidados com a alimentação e prática de esportes. Com quatro fases diferentes, as crianças podem colocar em prática no jogo o que aprendem na escolinha e em casa.  

Doki Maternal

A caixa

A caixa do game

Ao comprar o jogo, os pais levam para casa um CD-Rom que roda em qualquer computador que tenha leitor de CD. Na parte externa da embalagem há informações como: requerimentos mínimos e breves descrições de cada uma das quatro fases. Para os filhos, há um doorstop (aqueles famosos avisos para pendurar no batente da porta) com três opções diferentes de atividades – estou brincando, estou dormindo e estou desenhando. 

A diversão vai começar
Quem conhece o Doki sabe que ele sempre está acompanhado de objetos que o ajudam a completar tarefas. Em Maternal os novos amigos do cãozinho são um skate, uma mochila, um relógio muito educado e uma maçã. Cada um representa uma atividade, por exemplo, exercícios, horários, organização e alimentação respectivamente. Para iniciar uma atividade, basta clicar sobre alguns dos objetos e começar a diversão.

Esportes

Na atividade “Esportes”, Doki vai ensinar seu filho que praticar atividades físicas é muito bom para a saúde. Desta forma, com diálogos referentes a este assunto, a atividade consiste em ajudar Doki a desviar obstáculos com um skate.  

Alimentação

Já nas atividades relacionadas com a alimentação, seu filho vai aprender a montar uma refeição balanceada e escolher os alimentos certos de acordo com os horários. Sendo assim, deve-se ajudar o Doki a montar um prato nutritivo ou identificar os alimentos que o cãozinho quer comer. 

Doki se divertindo

Horários

Com foco na criação e identificação de rotinas, esta etapa atenta para a identificação, por parte da criança, do que se deve fazer em determinados horários. É importante para elas saber que pela manhã ela vai para a aula e a noite há o jantar, por exemplo.

Organização

Como neste episódio Doki focaliza nos bons hábitos, a organização do quarto e tarefas são fundamentais, nesta atividade as crianças aprendem a arrumar o quarto do Doki, mas ao mesmo tempo, recebem dicas e informações sobre a importância do sono.

Vale lembrar que dentro destas quatro atividades há três níveis de dificuldade. Com isso, seu filho começa a executar tarefas bem simples e, à medida que conhece o jogo, parte para ações um pouco mais complexas, contudo dentro do nível exigido para a idade.

Educação para seu filho

O que gostamos O que gostamos

O fato de Doki ser famoso entre o público infantil e priorizar o bem-estar das crianças, bons modos e educação é muito importante, tendo em vista que, de certa forma, ele é um referencial para os pequenos que veem o desenho pela TV e se identificam com o personagem.

Além disso, o fato de haver muita repetição em todas as atividades e níveis faz com que a criança fixe melhor o que é lhe é mostrado. Os gráficos também ajudam os pequenos a se interessar pelo jogo e se divertir com as brincadeiras, pois são bem coloridos e fiéis ao desenho da TV.
O que não gostamosPode melhorar
Ok. O jogo é muito interessante para as crianças, pois fomenta a coordenação motora, educação, organização, boa alimentação e expansão do vocabulário. Porém, o vocabulário usado, às vezes, é muito repetitivo o que pode entediar o jogador. Além disso, a quantidade de atividades não é tão grande, desta forma é provável que seu filho se canse logo.

Para completar, não há a opção para pular algumas falas, essencialmente as relacionadas à “como jogar”. Seria interessante se houvesse esta opção, pois com esta possibilidade as crianças acima ou próximo dos quatro anos e até os pais, por exemplo, poderiam ir direto para as atividades, tendo em vista que não precisam ouvir novamente as explicações.
Preço e onde comprar
De acordo com a assessoria de imprensa da Positivo Informática, o preço de cada um dos episódios é de R$49,00. É possível comprar o jogo no site da Positivo e em lojas de discos, livrarias, revendas de informática, supermercados e lojas especializadas.

A série Doki foi lançada no dia 29 de setembro, desta forma ainda não é possível encontrar os discos com facilidade. O preço não é muito atrativo para muitos, mas a partir do momento que mais lojas iniciarem as vendas, a tendência é que o preço baixe. Na tabela a seguir você encontra os requerimentos mínimos do jogo.

Tabela de requerimentos

Esta foi mais uma análise de produtos feita pelo Baixaki. Continue ligado na área de tecnologia para saber mais sobre as novidades do mercado dos jogos e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo: