Entre todos os problemas que acontecem com computadores, existe um que nem todos os consumidores conhecem, mas que é uma possibilidade bastante comum depois que ele atinge certos anos de vida. Trata-se do defeito ou do descarregamento da bateria da sua placa-mãe, também conhecida como a pilha CMOS.

Essa fonte de energia, cuja sigla significa semicondutor complementar de óxido metálico, opera justamente quando você desliga e até despluga o seu notebook. Ela era usada mais para alimentar o tal CMOS, sendo responsável por guardar parâmetros da inicialização do PC, a BIOS. Agora, ela tem como principal função manter o relógio de tempo real da máquina (data e hora) atualizados.  Você pode conhecer mais sobre esse componente neste artigo preparado pelo TecMundo.

Mas como saber se a hora de trocar essa pilha chegou? Confira a seguir algumas pistas.

Quando isso pode acontecer?

Não há como saber especificamente o momento de "falecimento" da bateria de CMOS. O ciclo pode variar de dois a dez anos a partir da fabricação do computador e são vários fatores envolvidos na vida útil da fonte de energia. Aí vale uma dica: ao comprar um aparelho, mesmo que seja novo, verifique se a data de fabricação dele já não é avançada demais. Isso pode significar que o dispositivo já possui uma chance maior de apresentar defeitos nessa bateria.

O ciclo da bateria varia de dois a dez anos a partir da data de fabricação do computador

Porém, saiba que deixar a máquina ligada por bastante tempo faz com que a bateria dure mais, já que ela não é tão acionada para que determinadas informações de data e hora sejam guardadas. Por outro lado, se a máquina fica desligada boa parte do tempo, ela será mais utilizada e terá um ciclo de vida menor. Muita gente acaba nunca sendo prejudicada por isso, já que troca de modelo antes mesmo de o componente apresentar defeito.

As pistas

1) Mensagens de erro bem específicas

O seu sistema pode apresentar algumas mensagens de erro que indicam que o problema está no CMOS. Há relatos de que, às vezes, talvez a máquina sequer ligue, mas esses casos parecem ser mais raros ou atrelados a outros problemas. As tais frases aparecem ainda na tela de boot do computador e impedem que o sistema seja corretamente inicializado. Elas são algumas das seguintes:

  • CMOS checksum failure  ("Erro de soma de verificação no CMOS")
  • CMOS read error ("Erro de leitura de CMOS")
  • CMOS battery state low ("Carga de bateria de CMOS fraca")
  • CMOS system options not set ("Opções de CMOS não estão definidas")
  • CMOS time and date not set ("Hora e data CMOS não estão definidas")

A mensagem de erro de CMOS e as opções para continuar

O sistema pode então solicitar que você "Pressione F1" para rodar valores padrão e continuar para prosseguir com a inicialização. Porém, ao fazer isso, a mensagem que pode aparecer é algo como "Especificações de drive inválidas".

A causa pode não ser necessariamente a descarga da bateria, mas sim algum outro defeito no componente. Em certos casos, como em “CMOS system options not set”, talvez seja necessário apenas reconfigurar o setup. Porém, substituir essa pilha deve ser uma das primeiras tentativas de solução.

2) Hora errada do relógio

Verifique se o calendário do seu sistema operacional está correto

Como a principal função atribuída à pilha de CMOS em modelos modernos de computadores envolve o armazenamento das informações de data e hora em tempo real, o mau funcionamento disso pode indicar bateria fraca ou defeituosa. Se você perceber que, a cada vez que liga o computador, a data e a hora estão atrasadas, o motivo pode ser esse.

3) Demora na inicialização

O boot do seu computador a cada vez que você o liga novamente pode ficar um pouco mais lento, já que falhas ocasionais no CMOS podem resultar em desconfiguração de alguns dispositivos, que são retornados para as opções padrão e precisam ser novamente identificados. Mensagens como "Configuração padrão carregada" ou "Entre na configuração para reconfigurar o sistema" podem aparecer nesses casos. Porém, saiba que esse sintoma individual pode não significar exatamente um problema na pilha do CMOS.

A substituição da pilha pode ser a solução

O que fazer?

As configurações do CMOS são específicas do hardware de cada computador, o que significa que, em caso de defeito, uma assistência técnica especializada deve ser procurada. É possível fazer a troca manual da pilha (que normalmente é de lítio em formado botão modelo CR2032), mas isso exige conhecimento técnico um pouco mais avançado, ainda mais em caso de notebooks, que demandam mais empenho para serem abertos.