Huawei descarta telas 4K para seus celulares por "problemas" de bateria

1 min de leitura
Imagem de: Huawei descarta telas 4K para seus celulares por "problemas" de bateria
Imagem: PC Advisor
Avatar do autor

Nos últimos dias, debates acalorados sobre um fundamental componente têm sido travados: cientistas planejam substituir as tradicionais baterias íon-lítio por peças feitas de alumínio-ar; até mesmo as plataformas que possibilitam a recarga mais rápida de celulares podem agora ser facilmente avaliadas. Fato é o desempenho de dispositivos móveis depende em muito de seu combustível – e é por isso que telas 4K não deverão ser instaladas em breve em mobiles.

Ao menos é o que diz Kevin Ho, presidente do departamento de produtos da . De acordo com o executivo, problemas ainda relacionados à bateria impedem que displays de altíssima resolução equipem smartphones. “Em uma tela grande, a resolução 4K é muito boa, mas em um display com cinco ou seis polegadas nossos olhos podem não dizer a diferença se levada em conta um hardware 2K”, comenta Ho.

Um usuário comum, ainda sob a visão do figurão, dificilmente notaria a diferença de resolução entre telas de 2K e 4K. Além disso, a alimentação destes displays verdadeiramente parrudos entraria em xeque. “Um display com 4K em um smartphone pode ‘aguentar’ talvez meio dia, mas uma tela com 2K é capaz de promover o uso do aparelho por até um dia ou mais”, diz. Ho explica que uma tela 4K tem quatro vezes mais pixels do que uma e Full HD – assim, o consumo de energia pode aumentar de 4 a 8 vezes.

Em janeiro, Yu Chengdong, outro dos executivos da Huawei, disse que não enxerga necessidade da adoção de telas 2K por smartphones. Para ele, não vale a pena comprometer o desempenho dos dispositivos apenas em função de pixels a mais em imagens. A companhia deixou claro que também não pretende produzir celulares com telas 2K até que uma tecnologia de bateria mais eficaz seja desenvolvida – vale mencionar que testes feitos com o Xiaomi Mi Note Pro e com o Meizu MX4 Pro deixaram claro que uma “bateria comum” ainda não dá conta de telas 2K.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Huawei descarta telas 4K para seus celulares por "problemas" de bateria