Nintendo

Ícone de Nintendo
547 notícias  publicadas

Fundação da Nintendo

A Nintendo, fundada há mais de cem anos por Fusajiro Yamauchi, nem sempre atuou na área dos eletrônicos. Inicialmente, a marca fabricou um jogo de cartas, chamado Hanafuda. Foi só 80 anos depois que a companhia migrou para o ramo de games.

No início dos anos 70, a empresa produzia alguns jogos eletrônicos no Japão. Dez anos mais tarde, o primeiro videogame próprio foi lançado. Denominado Famicom, o aparelho ganhou muito espaço no Japão, mas teve pouco impacto em terras ocidentais. 

Fora de sua terra de origem, o console chamava-se Nintendo Entertainment System (NES), ou Nintendo 8 bits.

Gameboy

Em 1989, uma das iniciativas mais consagradas da Nintendo chegou ao mercado: o GameBoy. O impacto da aposta foi tanto que a marca conseguiu conquistar sua relevância no ocidente e ainda serviu de berço para um dos clássicos da corporação, a série Pokémon. O videogame portátil é um dos mais exaltados da companhia, causando nostalgia nos fãs até hoje.

A empresa não parou por aí: no início dos anos 90, foi lançado o Super Nintendo, outro produto que conta com muitos órfãos até o presente. Neste momento, porém, iniciou-se a corrida contra outra gigante do setor, a Sega. 

A batalha entre o Super Nintendo e o Master System — da Sega — trouxe vários jogos famosos à luz, como Super Mario e Sonic.

A volta por cima 

Por alguns anos, a corporação deu alguns tropeços, como Virtual Boy e o Nintendo 64, que não foram muito bem aceitos pela comunidade. A virada de jogo chegou apenas em 2004, com o Nintendo DS, que resgatava o conceito de portabilidade do GameBoy.

 Após o DS, a empresa fez outro outro ataque certeiro, o Nintendo Wii. Neste caso, títulos como Wii Sports e Just Dance estrearam os controles de movimento, que mais tarde perdeu um pouco de sua relevância para o Xbox

O início forte, porém, ajudou a conquistar novos usuários — que não necessariamente eram fãs de videogame — e ainda agradou os gamers, que procuravam uma qualidade maior em questão de performance do aparelho.

Atualmente, a empresa conta com jogos e consoles memoráveis no portfólio. Ao que tudo indica, a marca tem tudo para continuar apostando na inovação.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE