10 jogos de Nintendo DS mais baixados para emulação

7 min de leitura
Imagem de: 10 jogos de Nintendo DS mais baixados para emulação
Imagem: Nintendo

O Nintendo DS é um console com uma vasta biblioteca, trazendo títulos de franquias famosas e também séries que nasceram no portátil. Por conta disso, foi bastante visado para emulação, algo comum por meio de cartuchos como os famosos R4 ou no PC.

Mas você sabe quais são os 10 jogos do Nintendo DS mais buscados para emulação? Com base nos rankings de popularidade de sites especializados no assunto, o Voxel monou uma lista com os títulos do console portátil que são lembrados pelos usuários até hoje!

Confira a seguir!

10. Grand Theft Auto: Chinatown Wars

GTA Chinatown Wars trouxe novidades para a franquia, como minigames com mecânicas inéditas. (Fonte: Sportskeeda/Reprodução)GTA Chinatown Wars trouxe novidades para a franquia, como minigames com mecânicas inéditas. (Fonte: Sportskeeda/Reprodução)Fonte:  Sportskeeda/Reprodução 

Abrimos a lista com uma série famosa de jogos: GTA! Para quem não acreditava que os consoles da Nintendo tinham bons títulos da franquia, Grand Theft Auto: Chinatown Wars está aí para provar o contrário.

Mesmo não contando com a mesma proporção dos jogos para consoles, GTA: Chinatown Wars trouxe ideias diferentes. Afinal, basta lembrar que ele tinha um minigame de venda de drogas e diversas missões paralelas para cumprir e ocupar por dezenas de horas.

9. Kingdom Hearts - Re-Coded

Kingdom Hearts: Re:coded é um dos poucos games da série para Nintendo DS. (Fonte: Square Enix/Reprodução)Kingdom Hearts: Re:coded é um dos poucos games da série para Nintendo DS. (Fonte: Square Enix/Reprodução)Fonte:  Square Enix/Reprodução 

Kingdom Hearts - Re-Coded traz eventos que estão ambientados entre Kingdom Hearts 2 e Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance. A proposta aqui é viajar por oito mundos inspirados em franquias da Disney, investigando falhas que surgiram em pontos específicos dos cenários.

A jogabilidade segue o mesmo padrão de ação em tempo real visto na série, com exceção de alguns poucos momentos de combates por turno. Alguns deles, inclusive, são ao lado de Cloud, de Final Fantasy 7).

Sobre a história, ela também revela alguns detalhes importantes, especialmente ligações com Kingdom Hearts 3 que, obviamente, não vamos revelar aqui. O título acabou virando um filme nas coletâneas mais recentes da franquia, por isso o game ainda vive graças ao poder de preservação dos emuladores.

8. The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Zelda: Spirit Tracks envolve viagens de trem pelo mapa para alcançar calabouços e itens. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Zelda: Spirit Tracks envolve viagens de trem pelo mapa para alcançar calabouços e itens. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

O Nintendo DS teve apenas dois games originais da franquia Zelda, mas ambos souberam explorar muito bem os recursos do portátil. Para muitos, o mais influente nesse sentido é The Legend of Zelda: Spirit Tracks.

Como o próprio nome dá a entender, uma das principais mecânicas em Spirit Tracks é o fato de viajar por pontos diferentes do mapa a bordo de um trem. É graças a ele, inclusive, que Link pode alcançar os calabouços ao lado de Zelda, que de certa forma é uma personagem jogável aqui.

Aliás, o título também aproveita muito bem os recursos do portátil, em especial o microfone. Em alguns momentos ele precisa ser assoprado para tocar a flauta, um elemento importante para progredir na história.

7. Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011

Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011 traz mecânicas variadas para a série. (Fonte: YouTube/The King of Yu-Gi-Oh! Video/Reprodução)Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011 traz mecânicas variadas para a série. (Fonte: YouTube/The King of Yu-Gi-Oh! Video/Reprodução)Fonte:  YouTube/The King of Yu-Gi-Oh! Video/Reprodução 

A série Yu-Gi-Oh! também marca presença na lista de títulos de DS mais baixados para emulação. Aliás, Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011 é visto por muitos como um dos melhores jogos portáteis da franquia de cartas.

O game conta com modo campanha e opção de jogatina online. Aliás, o modo principal traz um sistema de regras especiais aplicadas a um ou aos dois jogadores. Um exemplo disso é a batalha contra Lawton, onde ele já começa com 10 cartas na mão.

Somado a isso, Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011 também traz centenas de cartas para colecionar e compor o seu deck. E, claro, obtê-las é parte importante da experiência de jogo.

6. Inazuna Eleven

Inazuna Eleven mistura mecânicas de futebol e RPG. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Inazuna Eleven mistura mecânicas de futebol e RPG. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Se há uma coisa na qual o Nintendo DS foi bom é no que diz respeito aos seus RPGs. Basta reparar que ele é o gênero que mais aparece nessa lista, e Inazuna Eleven é um desses casos.

Inazuna Eleven foge um pouco da convencionalidade por ser um game de futebol com mecânicas de RPG. A ação é focada no modo história, onde é possível acompanhar a saga de Endou Mamoru para se tornar um grande goleiro.

Um detalhe curioso é que o game requer o uso da caneta Stylus para mover os personagens pelo campo. Aliás, os atletas também contam com habilidades especiais para usar durante as partidas, deixando tudo ainda mais dinâmico nas partidas.

5. New Super Mario Bros.

New Super Mario Bros. iniciou uma nova série 2D do encanador. (Fonte: Nintendo/Divulgação)New Super Mario Bros. iniciou uma nova série 2D do encanador. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Estranhou essa lista ter avançado sem nenhum título estrelado por Mario? Então eis aqui o único representante dessa reação: New Super Mario Bros.

New Super Mario Bros. tem um gosto especial para os fãs do bigodudo por ser o primeiro game 2D do personagem após Super Mario World, de Super Nintendo. Além do retorno para os cenários com progressão lateral, o título também foi o primeiro da série a permitir que o encanador ficasse gigante e destruísse tudo no caminho.

Essa é uma franquia que continua na ativa até hoje, o que explica a busca de diversos jogadores por New Super Mario Bros.

4. Pokémon HeartGold & SoulSilver

Pokémon HeartGold & SoulSilver é um dos games mais aclamados dos monstrinhos no Nintendo DS. (Fonte: Ocean Property/Reprodução)Pokémon HeartGold & SoulSilver é um dos games mais aclamados dos monstrinhos no Nintendo DS. (Fonte: Ocean Property/Reprodução)Fonte:  Ocean Property/Reprodução 

O Nintendo DS recebeu alguns títulos da série Pokémon. Apesar de muitos deles serem inéditos, o mais lembrado (e baixado!) por muitos é Pokémon HeartGold & SoulSilver.

Mais que um mero remake de Gold & Silver, Pokémon HeartGold & SoulSilver trouxe algumas novidades. A principal vai para o dispositivo Pokéwalker que, usando realidade aumentada, permite treinar e interagir com o pokémon fora do game.

3. Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2

Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 é um dos principais games da franquia da Atlus para Nintendo DS. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 é um dos principais games da franquia da Atlus para Nintendo DS. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

A série Shin Megami Tensei sempre teve uma aproximação maior com os consoles da Sony. Porém, a Atlus investiu na produção de títulos para os portáteis da Nintendo que fizeram sucesso, como Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2.

Como em outros jogos da franquia, estamos no controle de estudantes que invocam demônios para ajudar nas batalhas. Aqui, os combates acontecem no formato tático, e cada confronto tem objetivos distintos a serem cumpridos. 

Vale lembrar, entretanto, que há momentos em que as lutas seguem o padrão de turno com visão em primeira pessoa. Isso, somado com a boa trilha sonora e o bom grau de dificuldade, ajudou o título a cair nas graças do público.

2. Kingdom Hearts - 358/2 Days

Kingdom Hearts: 258/2 Days foca nas relações dos membros da Organização XIII. (Fonte: Square Enix/Divulgação)Kingdom Hearts: 258/2 Days foca nas relações dos membros da Organização XIII. (Fonte: Square Enix/Divulgação)Fonte:  Square Enix/Divulgação 

Eis aqui o outro Kingdom Hearts lançado para Nintendo DS e que até hoje é visto com bons olhos para alguns. O diferencial aqui está na questão do enredo, já que em vez de Sora, controlamos Roxas, a versão Nobody do carismático protagonista da franquia.

O estilo de combate aqui segue a mesma dinâmica dos games anteriores, com lutas mais voltadas para a ação. Porém, a cereja do bolo vai para o enredo, já que temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Roxas e os membros da Organização XIII enquanto cumprimos missões "diárias".

Aliás, esse é um ponto importante para o desenvolvimento dos personagens. Ao observar o que acontece desse lado, conseguimos até nos aproximar mais daqueles que antes eram vilões, como Axel, por exemplo. O game inclusive introduz uma nova personagem, Xion, que possui bastante importância no desenrolar da história.

1. Dragon Quest IX - Sentinels of the Starry Skies

Dragon Quest IX foi um dos primeiros games da série com visualização dos personagens nas batalhas. (Fonte: YouTube/TheNintendoCritic/Reprodução)Dragon Quest IX foi um dos primeiros games da série com visualização dos personagens nas batalhas. (Fonte: YouTube/TheNintendoCritic/Reprodução)Fonte:  YouTube/TheNintendoCritic/Reprodução 

Eis que chegamos ao topo da lista dos games mais emulados de Nintendo DS com Dragon Quest IX - Sentinels of the Starry Skies. Esse é o único game da série lançado para Nintendo DS, e até hoje aclamado como um dos melhores da franquia.

Aliás, isso nem acontece tanto por conta do enredo. Tal como acontece em Dragon Quest III, apenas o protagonista é fixo e os demais membros podem ser gerados de maneira aleatória para preencher classes específicas. Porém, é exatamente esse sistema que muda tudo no jogo.

Da mesma forma como no terceiro game da série, é possível transitar livremente entre classes (aqui chamadas de Vocações) mantendo as habilidades da anterior. Quer ser um Ranger ou Thief com habilidades de tank? Você pode.

Além disso, o game tem muito conteúdo pós-crédito, incluindo missões que você podia baixar usando o Wi-Fi para complementar o conteúdo principal. Algumas delas inclusive desbloqueavam classes e equipamentos extras, aumentando bastante o fator replay.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.