Emuladores Yuzu e Citra ainda podem ser baixados após processo da Nintendo! Veja como

2 min de leitura
Imagem de: Emuladores Yuzu e Citra ainda podem ser baixados após processo da Nintendo! Veja como
Imagem: Shutterstock

Se você está por fora das notícias mais recentes, nesta segunda-feira (4), a comunidade de emulação tomou um duro golpe. A Nintendo fechou um acordo com os criadores do Yuzu, um emulador bastante popular de Nintendo Switch para PC.

O desfecho dessa história não seria outro: a Tropic Haze, dono do programa, pagará uma multa de US$ 2,4 milhões para a gigante japonesa por ter "facilitado a pirataria em escala colossal". Além disso, o desenvolvimento do emulador foi completamente encerrado.

"O Yuzu transforma dispositivos de computação em geral em ferramentas para violação massiva de propriedade intelectual de obras protegidas por direitos autorais da Nintendo e de outros", justifica um trecho do processo que está rolando.

Zelda: Tears of the Kingdom foi pirateado mais de 1 milhão de vezes antes mesmo da sua estreia em maio de 2023.Zelda: Tears of the Kingdom foi pirateado mais de 1 milhão de vezes antes mesmo da sua estreia em maio de 2023.Fonte:  Nintendo 

O fato é que o programa contribuiu para que a pirataria dos jogos da Big N rolasse solta na internet. O Yuzu, inclusive, foi um dos maiores responsáveis para que Zelda: Tears of the Kingdom fosse pirateado mais de 1 milhão de vezes antes mesmo da sua estreia em maio de 2023.

Além do Yuzu, a decisão também afetou o Citra, emulador de Nintendo 3DS desenvolvido pela mesma equipe. Com isso, os links de download oficiais de ambos os programas foram extintos ainda ontem (4).

Ainda dá tempo de baixar os emuladores do Nintendo Switch para PC?

Com o acordo fechado para acabar com os emuladores Citra e Yuzu, alguns fãs estão se perguntando se ainda é possível fazer o download dos programas. A resposta para essa questão é: sim, ainda é possível fazer o download, mas por outros meios além de suas páginas oficiais.

Enquanto o suporte para os emuladores foi encerrado, as versões anteriores dos programas continuam funcionando normalmente. Além disso, quem possui o Yuzu ou o Citra instalados no PC ainda podem utilizá-los sem maiores problemas — pelo menos por enquanto.

Links para download do Yuzu e Citra

YuzuYuzu é o emulador de Switch que foi descontinuado após processo da Nintendo.

Além disso, diversos usuários publicaram nas redes as versões mais atualizadas dos emuladores novamente, em links alternativos no GitHub ou Archive Org. Caso queira baixar o Yuzu ou o Citra em suas versões mais recentes, clique nos links logo abaixo, que foram testados pelo Voxel.

Por fim, vale o aviso: tome muito cuidado ao realizar o download de qualquer tipo de conteúdo na internet. Afinal, pessoas má intencionadas também podem utilizar a situação para aplicar diferentes tipos de golpes — portanto, nunca é demais tomar as devidas precauções.

Qual sua opinião sobre a pirataria dos jogos da Nintendo? Conta para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.