O que é o combustível sintético ou eFuel?

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Os motores a combustão, que aparentemente estão com seus dias contados, podem receber um novo incentivo para a sua continuidade: o eFuel, ou combustível sintético.

Grandes vilões das mudanças climáticas, os motores movidos a combustível fóssil, como gasolina, querosene, entre outros derivados de biomassa e petróleo, emitem grandes quantidades de COna atmosfera.

Essas emissões agravam o aumento da temperatura global, modificando ecossistemas, interferindo no ciclo da água e destruindo a camada de ozônio.

Diante da necessidade de mudança e minimização de danos, algumas empresas têm pensado em como manter de forma mais saudável ao mundo os motores a combustão. Mas como fazer isso?

O que é eFuel?

O eFuel é um combustível sintético formado por reações químicas, que pode resultar em diversos derivados, como eDiesel, eGasolina, eQuerosene, entre outros.

Para obtenção desses produtos, algumas etapas são necessárias, sendo a principal delas, a obtenção do hidrogênio, que é produzido através da quebra, por estímulo elétrico, da molécula de água (eletrólise).

Com o hidrogênio disponível, em uma segunda etapa, a molécula é combinada com COatravés de processos controlados de pressão e temperatura.

gasolinaCarros movidos a gasolina emitem poluentes que colaboram com o aquecimento global (Getty Images)

Dessa mistura resulta o metanol cru, que contém água. Essa substância será processada em mais algumas etapas, para a obtenção de outros produtos através do refino.

Pensando na diminuição da pegada de carbono e em formas mais sustentáveis de produção de combustíveis, a energia elétrica utilizada pela usina pode ser proveniente de energia solar ou eólica, fontes consideradas mais limpas.

Com relação à fonte de água, os desenvolvedores afirmam que água do mar dessalinizada também pode ser utilizada no processo.

Qual a vantagem do eFuel?

Algumas das vantagens listadas pelos desenvolvedores incluem:

  • Elimina a necessidade de extração de combustíveis fósseis;
  • Dispensa a necessidade de plantações e cultivo de cana-de-açúcar;
  • Processo de produção limpo e sustentável;
  • Utilizável em carros com motores a combustão;
  • Pode ser utilizado em conjunto com combustível fóssil para abater o custo ao consumidor;
  • Emissão neutra de CO2.

Para os pesquisadores, a emissão neutra de gás carbônico se justifica pelo processo de produção do combustível.

Como o COutilizado para a produção do eFuel é captado na atmosfera, eles consideram que há um equilíbrio entre a retirada do gás carbônico e a reemissão pela queima do combustível, sendo então uma emissão neutra.

Em combustíveis fósseis não há essa compensação, sendo que a queima do produto apenas gera resíduos e gases do efeito estufa.

A queima de combustíveis fósseis gera diversas partículas e gases que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global.A queima de combustíveis fósseis gera diversas partículas e gases que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global.Fonte:  Getty Images 

O eFuel já está em produção?

Sim, mas não em larga escala. A primeira usina de combustível sintético está instalada no Chile, na região que compreende as cidades Punta Arenas, Magallanes e Antártica Chilena.

O Projeto Haru Oni é uma iniciativa da Highly Innovative Fuels (HIF), em parceria com as marcas Porsche, AME e Baker Hughes.

Atualmente a usina produz 130.000 litros por ano. Essa "pré-produção" será utilizada pela Porsche em seus carros de competição.

Espera-se que ao final da década, com ampliação das instalações, Haru Oni seja capaz de produzir 550 milhões de litros, anualmente.

Para 2024, espera-se que mais duas usinas estejam em funcionamento, uma em Matagorda, nos Estados Unidos, e outra na Tasmânia, Austrália.

eFuel pode ser salvação dos motores elétricos?

Apesar da grande promessa dos combustíveis sintéticos, o cenário pode ser outro.

De acordo com a ICCT (The International Council on Clean Transports), o eFuel não é garantia de salvação para os motores a combustão.

Com menor rendimento que motores elétricos, preferidos para diminuição da pegada de carbono, o combustível sintético é menos eficiente em fornecer energia, sendo necessário maior volume de queima para manutenção da performance.

Além disso, não trazem uma solução imediata para outros motores, como os de navios e aviões, sendo esses desafios para todas as tecnologias verdes.

Ao contrário da propaganda, motores antigos não seriam, de acordo com a ICCT, capazes de comportar a nova tecnologia, sendo necessário, sim, modificações para uso do combustível sintético.

Motores mais antigos não comportam a nova tecnologia.Motores mais antigos não comportam a nova tecnologia.Fonte:  Getty Images 

Outro ponto levantado pela organização está relacionado ao custo, que seria o dobro, quiçá o triplo, do praticado atualmente.

Mesmo sendo uma alternativa atraente, tecnologia, custo e meio ambiente ainda são assuntos atrelados e de difícil desmembramento.

Diante desses desafios, as empresas ainda devem trabalhar muito para quem sabe, de fato, dar esperança para a sobrevivência de motores a combustão.

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