União Europeia aprova fim de carros a gasolina e diesel para 2035

1 min de leitura
Imagem de: União Europeia aprova fim de carros a gasolina e diesel para 2035
Imagem: Unsplash

Na terça-feira (14), o Parlamento Europeu aprovou formalmente uma lei para proibir a venda de novos carros movidos a gasolina e a diesel a partir de 2035 no território da União Europeia.

A nova lei deve incentivar a aceleração da produção de veículos elétricos na União Europeia e, assim, reduzir o uso de carros com emissões de gases que colaboram para as mudanças climáticas.

A decisão acompanha o movimento de outros países. Os Estados Unidos, por exemplo, devem cortar as vendas de carros movidos a combustíveis fósseis para 50% do total até o ano de 2030.

O principal negociador do parlamento, Jan Huitema, disse à agência Reuters que é necessário disponibilizar carros elétricos mais baratos para a população europeia. "Os custos operacionais de um veículo elétrico já são mais baixos do que os custos operacionais de um veículo com motor de combustão interna", afirmou Huitema.

Os países membros do bloco ainda precisam realizar uma aprovação formal para a lei entrar em vigorOs países membros do bloco ainda precisam realizar uma aprovação formal para a lei entrar em vigorFonte:  Unsplash 

Diversas fabricantes anunciaram investimentos no setor de veículos elétricos. A Volkswagen divulgou que produziria apenas modelos eletrificados a partir de 2033. Contudo, mesmo sendo um ótimo benefício para o meio ambiente, algumas empresas do setor não gostaram muito da proposta do Parlamento Europeu.

Redução de poluentes

Além do corte de 100% da emissão de CO2, a lei também estabelece que é necessário realizar um corte de 55% nas emissões de carros novos vendidos a partir de 2030. Já as fabricantes de vans devem cortar 50% das emissões de gases até 2030 — as porcentagens dos cortes são relacionadas aos níveis de emissões em 2021.

As discussões iniciais sobre o assunto começaram em outubro de 2022 e, apesar do Parlamento Europeu aprovar a lei, uma aprovação final está prevista para acontecer em março de 2023. A nova medida faz parte de um pacote de políticas climáticas que estão sendo realizadas na União Europeia, a fim de reduzir as consequências negativas da emissão dos gases de efeito estufa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.