Veículos elétricos: conheça os 114 modelos disponíveis no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Veículos elétricos: conheça os 114 modelos disponíveis no Brasil
Imagem: Shutterstock

De acordo com informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os consumidores brasileiros já contam com 114 modelos de carros na categoria 'veículos eletrificados leves', que inclui híbridos e elétricos plug-in. Até maio de 2022, o levantamento da ABVE Data aponta que havia 70 modelos no mercado nacional, mas em outubro, o número de opções aumentou para 114.

Conforme divulgado no relatório EV Outlook 2021, da Agência Internacional de Energia (IEA), os países europeus já possuem entre 150 e 200 veículos do tipo, enquanto a China disponibiliza entre 300 e 350 opções. Até por isso, a associação acredita que alcançaremos os países europeus em pouco tempo, já que não estamos muito atrás.

Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, o mercado brasileiro de eletromobilidade está mais diversificado e tem capacidade de atender muitos compradores, e essa tendencia deve aumentar nos próximos meses. A expectativa é que o mercado brasileiro siga os passos do mercado europeu de veículos elétricos.

O preço da gasolina pode ser um dos grandes motivos para a escolha por um carro elétrico.O preço da gasolina pode ser um dos grandes motivos para a escolha por um carro elétrico.Fonte:  Shutterstock 

Veículos elétricos no Brasil

Muitas das opções não estão disponíveis para comercialização imediata, mas a associação diz que os últimos seis meses mostram a ótima evolução da categoria no Brasil — o período representa um aumento de 63% das opções nacionais.

“No Brasil, há a questão do preço da gasolina, que subiu expressivamente no ano passado e início de 2022. As pessoas sabem que a recente queda nos preços nesse segundo semestre é artificial e insustentável, além de sujeita a variáveis imprevisíveis, como greves de caminhoneiros”, disse Maluf em um comunicado.

Segundo a ABVE, as vendas devem aumentar para 45 mil unidades emplacadas em 2022, representando um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Maluf explica que a gasolina deve ajudar a valorizar a venda de carros elétricos no Brasil, já que o preço do combustível subiu significativamente nos últimos tempos — ele acredita que a questão ambiental também deve ajudar a decisão final do consumidor.

Confira a lista dos carros eletrificados disponíveis no Brasil

lISTA  ABVE 

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.