Coisas da internet: o site nissan.com é de alguém que odeia a montadora

1 min de leitura
Imagem de: Coisas da internet: o site nissan.com é de alguém que odeia a montadora
Avatar do autor

O perfil da Nissan do Reino Unido tweetou recentemente a respeito do lançamento do novo Leaf, o elétrico da marca. Nada de anormal até aí se não fosse o fato de que a página colocou o link como sendo “Nissan.com” que, ironicamente, não pertence à montadora, mas sim a uma das pessoas que mais odeia a empresa japonesa: um cara chamado Uzi Nissan.

Ao entrar no site, você é surpreendido por um logo enorme da Nissan (a montadora) cortada por um símbolo, que indica uma certa animosidade do Sr. Uzi. Então, é revelada uma homepage que diz: “O processo da Nissan Motor contra nós: isso pode acontecer com você ou alguém que você conhece”.

captura de tela de site

A história por trás de tudo isso é a seguinte: Nissan (o homem) é um imigrante israelense que mora no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e que tem uma empresa de software desde 1991, antes da montadora resolver ter o seu próprio espaço na rede. O site de Uzi foi criado 1994 e é aí que a treta começa: a Nissan queria o domínio para ela, mas o homem não queria ceder e o caso foi parar na justiça.

A montadora pediu US$ 10 milhões em compensação por danos, alegando que Uzi Nissan pegou o domínio de forma oportunista e argumentando que ele estava fazendo dinheiro com os cliques que recebia de forma equivocada pelas pessoas que acreditavam que “nissan.com” os levaria para o site da japonesa.

Uma captura de tela do twitterO post que trouxe o caso a tona (fonte: Justin T. Westbrook/Jalopnik)

A justiça decidiu a favor de Uzi Nissan em primeira instância, desde que o homem exibisse uma imagem dizendo que seu site não tinha qualquer relação com a companhia nipônica – decisão que foi prontamente atendida.

A montadora recorreu diversas vezes até o caso ser finalmente resolvido em 2007, com o empresário ganhando o direito de manter o endereço do site sem restrições e, assim sendo, ele resolveu transformar seu site em um meio de protesto contra a Nissan Motor – inclusive pregando pegadinhas não intencionais nos administradores dos perfis da empresa no Twitter na ocasião de um de seus lançamentos mais importantes.

“C’est la vie” como diriam por aí.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Coisas da internet: o site nissan.com é de alguém que odeia a montadora