7 melhores países para estudar Inglês durante um intercâmbio

4 min de leitura
Imagem de: 7 melhores países para estudar Inglês durante um intercâmbio
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A experiência de fazer um intercâmbio para aprender outro idioma é um item comum na lista de metas para cumprir em 2024 de muitos brasileiros. Segundo a pesquisa Selo Belta 2023, 84% dos intercambistas buscam aprimorar suas habilidades linguísticas durante essa jornada de descobertas.

Além de deixar seu currículo mais atrativo, esse tipo de vivência consegue desafiar o viajante a abrir mão da sua zona de conforto para conhecer culturas ricas e tão interessantes quanto a nossas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Melhores países para treinar seu inglês em um intercâmbio

Se o seu objetivo é a fluência no inglês, que tal explorar sete opções de destinos fascinantes que vão além da sala de aula? Na opinião de Alexandre Argenta, presidente da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), esses lugares são oportunidades inigualáveis para mergulhar em novas línguas e culturas:

1) Chipre

Além de ter um clima semelhante ao brasileiro, os estudantes que vão para o Chipre têm a chance de explorar sítios arqueológicos, castelos e locais históricos enquanto aprimoram o inglês.

Chipre tem uma história antiga e pontos turísticas com belas vistas.Chipre tem uma história antiga e pontos turísticas com belas vistas.Fonte:  GettyImages 

Sua localização estratégica entre a Europa, Ásia e África, Chipre também facilita conhecer outros pontos turísticos com paisagens deslumbrantes e gastronomia única, influenciada pelas diversas civilizações que viveram na região ao longo dos séculos.

2) África do Sul

A África do Sul é um dos países não tão óbvios para estudar inglês e, pela sua cultura diversa, está se tornando um destino surpreendente para quem o escolhe. A capital Cape Town, por exemplo, é uma opção mais acessível que permite interações com diferentes etnias e línguas locais.

Cape Town é o principal destino dos brasileiros na África do Sul.Cape Town é o principal destino dos brasileiros na África do Sul.Fonte:  GettyImages 

Vale ressaltar que são permitidos programas de intercâmbio de até 90 dias sem visto, o que facilita na hora de preparar toda a documentação necessária antes da viagem.

3) Emirados Árabes Unidos

Outra opção que nem sempre vem à mente de quem pretende fazer intercâmbio para melhorar o inglês são os Emirados Árabes Unidos. A sua capital é Abu Dhabi e a federação é composta por mais 6 emirados: Dubai, Ajman, Sharjah, Ras al-Khaimah, Fujairah e Umm Al-Qaiwain.

O alto investimento que o país do Oriente Médio vem recebendo nas últimas décadas, o coloca no mapa como um ótimo lugar para testar seus conhecimentos em inglês e conhecer viajantes de diferentes partes do globo!

Dubai é um dos principais destinos para intercambistas nos Emirados Árabes Unidos.Dubai é um dos principais destinos para intercambistas nos Emirados Árabes Unidos.Fonte:  GettyImages 

O visto de turista basta para quem pretende estudar a língua inglesa em programas de estudos de curta duração, ou seja, até 3 meses.

4) Malta

Você já ouviu falar no encantador país europeu composto por cinco ilhas, sendo apenas três delas habitadas? Estamos falando de Malta, o arquipélago cujo idioma oficial é o maltês, mas também é o centro linguístico para quem pensa em praticar inglês, árabe e italiano.

Malta é um grande atrativo por sua arquitetura, cultura e influências linguísticas.Malta é um grande atrativo por sua arquitetura, cultura e influências linguísticas.Fonte:  GettyImages 

Uma grande vantagem de Malta está nos custos para o intercambista. Para quem busca uma viagem barata, saiba que esse é o melhor destino com porta de entrada para os demais países membro da União Europeia, com valores mais acessíveis de moradia, alimentação e transporte para estudantes.

5) País de Gales

No País de Gales, os estudantes têm contato com o inglês e o galês, explorando uma rica herança cultural que faz parte das origens do que se conhece hoje como Reino Unido.

País de Gales é uma das quatro nações que constituem o Reino Unido.País de Gales é uma das quatro nações que constituem o Reino Unido.Fonte:  GettyImages 

Como cidade universitária, Cardiff tem uma vida noturna agitada e o custo de vida pode chegar a ser 40% mais barato do que em Londres. A natureza idílica, os castelos históricos, as opções de esportes de aventura e o acolhimento do povo local são grandes atrativos do país para quem vem de fora.

6) Canadá

Por vinte e dois anos consecutivos, o Canadá mantém seu posto como o destino preferido dos brasileiros, de acordo com a Pesquisa Selo Belta 2023. Com educação de alto nível, paisagens paradisíacas e duas línguas oficiais (inglês e francês), o país do norte oferece uma recepção calorosa e custos competitivos.

Canadá é reconhecida pela alta qualidade de vida.Canadá é reconhecida pela alta qualidade de vida.Fonte:  GettyImages 

Algumas das melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá são Toronto, Quebec, Vancouver, Montreal, Ottawa e Calgary. Lembrando que a moeda oficial do país é o dólar canadense, que costuma ser mais barato que outras moedas, como o dólar americano!

7) Austrália

Clima tropical, praias deslumbrantes e qualidade de vida, a Austrália é um sonho para muitos intercambistas brasileiros. A possibilidade de trabalhar enquanto estuda agrega valor à experiência.

A Austrália se destaca como um destino para intercambistas jovens.A Austrália se destaca como um destino para intercambistas jovens.Fonte:  GettyImages 

O momento ideal para realizar um intercâmbio na Austrália e conquistar oportunidades de trabalho é durante os meses de outubro e novembro, época de alta temporada para os estabelecimentos que se preparam para receber milhares de visitantes no país.

Agora que apresentamos esses destinos incríveis, confira o conteúdo em que analisamos quanto tempo demora para aprender inglês. Afinal, organização é tudo em uma viagem de intercâmbio!

-

Aprenda novos idiomas na Udemy!

Widget de produto do Hub de Ofertas

Se uma de suas metas para 2024 é se desenvolver em novos idiomas, a Udemy pode ser uma grande aliada!  Com mais de 210.000 cursos em vídeo online, a plataforma garante uma diversidade de conteúdos e temas para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.